Enquanto nós pessoas normais passávamos o fim de semana curtindo um churrasco ou uma praia, o incansável Departamento de Patentes dos EUA estava ocupado registrando uma interessante patente da Apple que detalha um sistema móvel de refrigeração a líquido, algo que parece poder ser usado em um futuro aparelho portátil.

Solicitada originalmente em maio de 2007 (governo é igual em qualquer lugar, galera!), o pedido de patente descreve um sistema de refrigeração em duas fases para pequenos fatores de forma. Na primeira fase, um refrigerante líquido é usado para afastar o calor dos componentes (por exemplo, um processador móvel quad-core). Na segunda fase, o calor é transferido dos líquidos para uma placa de alumínio grande que então o passa adiante para o ambiente como a maior parte dos sistemas de gerenciamento de temperatura de laptop funciona atualmente.

Seja esta apenas mais uma patente defensiva ou de pesquisa qualquer, ou seja uma nova maneira verdadeiramente útil de espremer mais energia em um espaço menor via refrigeração a líquido, vamos ter que esperar pra ver. Vamos só torcer pra próxima patente da Apple ser de uma novíssima bateria com energia suficiente para alimentar este sistema todo por mais de 20 minutos. [US Patents Office via CrunchGear]