O que eu quero de presente de Natal é uma viagem para Avoriaz. Nunca tinha ouvido falar desse lugar até encontrá-lo no site de Alastair Philip Wiper. O fotógrafo documentou o resort francês de esqui por anos e eu nunca tinha visto nada parecido com isso. Quanto mais leio sobre ele, mais vontade tenho de ir para lá.

imag1

Avoriaz foi construído na década de 1960 e é um projeto visionário do medalhista de downhill Jean Vuarnet, que se uniu com um empresário e contratou um trio de arquitetos novatos – Jacques Labro, Jena Jacques Orzoni and Jean-Marc Roques – para criar algo que fosse misterioso e com um visual inspirado no mundo da fantasia nas colinas perto da cidade de Morzine.

img2

img3

Uma década mais tarde, o resort inaugurou seu impressionante (e infelizmente extinto) festival de filmes de terror e ficção científica que combinava perfeitamente com o lugar, que parece emergir das névoas da noite e é ilumiado por tons melancólicos.

img4

O uso da madeira rústica é uma homenagem ao estilo arquitetônico da região, mas a geometria incrível desses chalés e apartamentos é completamente única e mágica.

img5

Em algumas imagens parece que o lugar é a casa dos gnomos de um cientista louco de outro planeta. Em outras, parece um enclave montanhoso de super-estruturas construídas num passado distante ou num futuro desconhecido.

img6

img7

img8

O fotógrafo também registrou Avoriaz durante o inverno e fez várias fotografias em preto e branco que oferecem uma perspectiva completamente diferente da lugar. Também há este panorama épico no site oficial do hotel que mostra os arredores impressionantes. Sério, não parece que tudo aquilo seja de verdade.

img9

img10

Recomendo muito uma olhada no blog de Wiper que tem um monte de passeios virtuais impressionantes. Visite o CERN na Suíça; veja o metrô de Copenhague sendo construído; tente entender que diabos está acontecendo na câmara anecoica da Universidade de Tecnologia da Dinamarca; maravilhe-se com a Catedral de Guilford na Inglaterra. No blog tem muito mais.