Windows 10 chega em 29 de julho, e você já pode reservar a atualização gratuita
A Microsoft confirmou hoje que o Windows 10 chega mesmo em julho para PCs, mais especificamente no dia 29. Ele será uma atualização gratuita para quem está no Windows 7 ou 8.1, e usuários já estão recebendo uma notificação chamada “Baixe o Windows 10”.
>>> Quais recursos seu PC vai ganhar (e perder) ao atualizar para o Windows 10
É importante notar que você ainda não pode baixar a versão final do Windows 10 porque ela não está pronta. A notificação serve apenas para você entrar na lista de reserva: dessa forma, a atualização será baixada automaticamente em julho.
Basta clicar em “Reserve sua atualização gratuita” e pronto. Se você quiser, pode colocar seu endereço de e-mail para receber uma mensagem de aviso também, mas isso não é necessário.
Ao clicar em “Ignorar confirmação de e-mail”, ou ao inserir seu endereço de e-mail, surge a seguinte mensagem:
Não é preciso fazer mais nada. Você receberá uma notificação em seu computador ou tablet quando o Windows 10 estiver pronto para ser enviado.
Estes são os requisitos de sistema para o Windows 10:
Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
Espaço em disco rígido: 16 GB para 32 bits ou 20 GB para 64 bits
Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela: 1024×600
Você pode verificar se seu PC terá problemas de compatibilidade com o Windows 10 clicando no botão de menu e depois em “Verifique seu computador”:
Você tem alguma dúvida sobre essa atualização? A Microsoft preparou uma seção de perguntas e respostas – disponível neste link – para ajudar.
Caso você queira cancelar sua reserva, clique no botão de menu e depois em “Veja a confirmação”. Depois, clique em “Cancelar a reserva” e, na próxima tela, em “Cancelar a reserva”.
Se você não recebeu a notificação “Baixe o Windows 10”, há alguns possíveis motivos:
- você não está rodando o Windows 7 Service Pack 1 ou o Windows 8.1 Update: a notificação só aparece para quem está na versão mais recente do sistema operacional. Siga estes passos para saber:
– no Windows 7: abra o menu Iniciar, clique com o botão direito em “Computador”, depois clique em “Propriedades”. Se você encontrar o termo “Service Pack 1″, tudo bem. Senão, siga estas instruções da Microsoft para instalar o SP1.
– no Windows 8/8.1: abra a tela Iniciar. No canto superior direito, existem botões Pesquisar e Liga/Desliga? Se sim, ótimo. Senão, siga estas instruções para instalar o Windows 8.1.
- você não instalou a atualização KB3035583: desde março, a Microsoft prepara na surdina os PCs com Windows 7 e 8.1 para atualizarem para o Windows 10. Eles receberam um pacote opcional via Windows Update para permitir isso. Talvez você não tenha instalado isso ainda! Para ter certeza, abra o menu Iniciar, digite “update”, clique em “Windows Update” e depois em “Procurar atualizações”. Instale tudo.
- você está usando uma cópia pirata do Windows: Terry Myerson, chefe de sistemas operacionais da Microsoft, disse há algumas semanas que “a nossa oferta para atualizar gratuitamente para o Windows 10 não se aplica a dispositivos rodando cópias não-genuínas do Windows”.
- você precisa esperar um pouco: é possível que a Microsoft esteja ativando essa notificação aos poucos, já que existem centenas de milhões de PCs com Windows. É melhor aguardar; afinal, você nem poderá baixar a atualização agora, mesmo.
O Windows 10 será lançado inicialmente para PCs, e depois virá para smartphones, Xbox One, Arduino e HoloLens nos meses seguintes.
Enquanto o Windows 10 não chega, você pode testar a versão Preview seguindo as instruções neste link. E para saber das novidades, confira os vídeos abaixo. [Blogging Windows]