Bug no Instagram permite salvar histórias que deveriam sumir em 24 horas
O Instagram lançou o recurso Stories no início de agosto – basicamente uma cópia do Snapchat Stories – para entrar no mercado de redes sociais efêmeras. Ao perceber que a API do Instagram permite que histórias sejam salvas, o engenheiro de software Alec Garcia criou uma extensão do Chrome que permite baixar todas as histórias do Instagram de seus amigos.
• Facebook vai testar no Brasil recurso para criar posts em vídeo — como o Snapchat
Em um post no Medium, Garcia escreve:
O Instagram levou dois anos para criar seu primeiro webapp, e depois mais três anos para implementar busca na web. Provavelmente vai demorar um tempo, se realmente acontecer, antes que o Instagram traga as histórias para a web, então pensei em fazer isso eu mesmo.
Após baixar a extensão, as histórias de seus amigos aparecem na parte de cima do navegador. Se houver vídeo, você pode baixá-lo facilmente, reduzindo o apelo supostamente efêmero do Stories. Isso é basicamente o mesmo mecanismo que permite baixar histórias do Snapchat, porém ainda mais fácil.
Garcia especula que o Instagram salva todas as suas fotos e vídeos para criar um recurso “Neste dia” para histórias – a ideia seria recapitular o que você fez há um ano, por exemplo. Ele escreve: “acho que eles deveriam colocar esses arquivos em outro lugar, em vez de mantê-los hospedados no mesmo link”.
Tanto o Snapchat como o Instagram permitem que suas fotos e vídeos expirem em 24 horas, mas ainda é possível tirar capturas de tela. O Snapchat permite saber quando isso acontece; o Instagram, não. O Snapchat não permite que outros usuários baixem os vídeos de outras pessoas, mas existem diversos apps de terceiros para tanto.
O bug usado pela extensão mostra o conflito de redes sociais efêmeras. Na era digital, basicamente tudo o que colocamos online é para sempre, e escapar disso é um dos motivos pelos quais o Snapchat é tão popular.
Ainda assim, o Snapchat minou sua premissa fundamental – e o que o separava da concorrência – quando apresentou o recurso Memórias no mês passado. O novo recurso também serviu como um lembrete para os usuários de que mesmo que você sinta que suas mensagens desaparecem, o Snapchat pode manter um registro.
[Medium via Select All]