Esquecida no espaço, sonda Voyager 1 dá notícias com transmissor de 1981
A sonda Voyager 1, lançada há 47 anos, retomou contato com a NASA através de um transmissor que não usava desde 1981. A cerca de 25 bilhões de quilômetros da Terra, a sonda Voyager 1 é o objeto feito pelo ser humano mais distante do planeta, mas não deve durar por muito tempo.
Aliás, engenheiros da NASA presumiram que a sonda havia chegado ao seu limite quando perderam a comunicação com o principal transmissor da Voyager 1. No último dia 16, segundo a NASA, os engenheiros notaram o problema ao tentar acionar comandos rotineiros da sonda, como ligar o aquecedor.
A NASA esperava a resposta dois dias depois, mas algo afetou o sistema de proteção da Voyager 1, desligando totalmente o transmissor.
Como a NASA identificou que a Voyager 1 usou o rádio de 1981
A sonda Voyager 1 possui um transmissor extra que utiliza uma frequência de rádio diferente e, sobretudo, mais fraca. A NASA não sabia se o segundo transmissor ainda funcionava, pois, além da distância da sonda, a Voyager 1 não usa esse segundo rádio desde 1981.
Contudo, no dia 22 de outubro, engenheiros da Deep Space Network, sistema de antenas de comunicação da NASA, identificaram um sinal da Voyager 1 na frequência Banda S do antigo equipamento.
We’re all about long-distance commitment… with the Deep Space Network!
Since launching in 1977, my twin and I are now the two farthest human-made objects from Earth. Traveling through interstellar space, we still communicate with our teams back home thanks to the DSN. -V2 pic.twitter.com/YBtlMatPBV
— NASA Voyager (@NASAVoyager) October 23, 2024
Agora, de acordo com a NASA, os engenheiros trabalham para obter informações sobre o que aconteceu na pane anterior para retomar as operações da Voyager 1.
As sondas Voyager 1 e 2 foram lançadas pela NASA em 1977 para estudar os maiores planetas do Sistema Solar. Após explorar Júpiter, Saturno, Netuno e Urano, a NASA começou a desligar vários instrumentos científicos das sondas já no fim dos anos 1980.
Em novembro do ano passado, uma pane no sistema de comunicação da Voyager 1 deixou a sonda incomunicável por cinco meses. A NASA só conseguiu retomar o contato em abril deste ano.