O Burger King explicou o problema do fim da neutralidade de rede usando hambúrguer
Entender o conceito de neutralidade de rede pode complicado para algumas pessoas. Então o Burger King fez um comercial nos Estados Unidos, onde este princípio foi repelido no fim de 2017, explicando o conceito usando o Whooper.
A rigor, a neutralidade de rede é um princípio que garante que os provedores de internet não possam restringir velocidade e franquias para determinados serviços. Porém, a analogia com hambúrguer fica muito mais fácil de entender.
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A rede de fast food disse ter criado um experimento chamado Whooper Neutrality e que o gravou para um comercial com pessoas reais (aí vai da sua fé na publicidade para acreditar nisso). No caso, o Burger King diz oferecer três variações do principal sanduíche da empresa:
Slow Mbps (Making Burgers per Second) Whooper: US$ 4,99
Fast Mbps (Making Burgers per Second) Whooper: US$ 12,99
Hyperfast Mbps (Making Burgers per Second) Whooper: US$ 25,99
Quanto mais barato o preço do sanduíche, mais tempo leva para ser entregue ao consumidor. Na propaganda, basicamente, são filmadas pessoas que compraram a versão mais barata do Whooper — que, inclusive, é o preço normal do lanche — reclamando muito.
“Então se eu quiser um Whooper pra já eu vou ter de pagar US$ 26?”, pergunta uma cliente. No quadro seguinte aparece um atendente que fala que “sim, esta é a forma de se comprar um rapidamente, pois é por prioridade de velocidade.” Mesmo que o sanduíche esteja pronto, os funcionários só podem entregá-lo aos clientes dependendo de quanto pagaram.
O interessante é que o comercial até brinca que isso é importante para o modelo de negócio da empresa. “Isso foi feito para que a empresa venda mais sanduíches de frango. Por isso, agora a companhia está diminuindo a velocidade dos Whoopers.”
A metáfora de ter de pagar preços distintos e muito altos para ter o mesmo hambúrguer é uma ilustração bem pensada das consequências do que pode acontecer quando a rede não é neutra.
O Whooper pode ser visto como um “conteúdo online premium” (pense em um serviço de streaming de vídeo, que gasta bastante banda), enquanto o sanduíche de frango é um “conteúdo online de menos valor” (pense no acesso a um serviço pouco usado, como o Second Life). Para ter acesso a vídeos online mais rápido, preciso pagar mais, enquanto para acessar o Second Life é super rápido e não preciso pagar nada por isso.
O conceito da neutralidade pode ser complicado, mas com essa analogia do Burger King fica quase impossível não saber o que está em jogo quando não temos uma internet neutra.
Em tempo, ainda que a FCC já tenha tomado uma decisão sobre a neutralidade de rede nos Estados Unidos, vários políticos estão tentando rever a decisão do órgão de telecomunicações do país.
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