Você sabe que a câmera do seu celular é potente quando ela tem um sensor de 41 megapixels. E você sabe que pode confiar no seu cameraphone quando ele é usado para gravar o comercial dele próprio. Sim, o Nokia 808 PureView foi usado para gravar o comercial do Nokia 808 PureView.

O aparelho foi anunciado em fevereiro e foi o destaque indiscutível da feira MWC. Com o sensor de 41MP e lentes Carl-Zeiss, você pode tirar fotos incrivelmente nítidas de 3, 5 ou 8MP. Como funciona? Basicamente, a câmera produz a imagem “juntando pixels”: cada ponto da foto final (de 5MP) na verdade é a junção de 7 pixels. (Você também pode tirar fotos de 35MP e 38MP, mas a própria Nokia avisa: elas não ficam muito nítidas.)

Esta tecnologia também permite zoom digital sem perda de qualidade, tanto em foto como em vídeo. O celular também filma em até 1080p a 30fps, apesar do comercial ser em 720p. (E sim, o vídeo acima foi gravado no Rio de Janeiro.)

O Nokia 808 PureView tem tela AMOLED de 4″ e resolução 640×360, processador de 1,3GHz com um núcleo, 512MB de RAM e 16GB de espaço interno. Ele roda Symbian Nokia Belle porque, segundo a empresa, ele começou a ser desenvolvido em 2006 – o Windows Phone, adotado pela Nokia, mal existia. Mas eles estão trabalhando para levar o mesmo sensor a outros dispositivos no futuro.

O aparelho deve ser lançado na Europa em maio por salgados €660 (R$1.600) – para os europeus, isso é muito. Bem, o PureView deve atender apenas a um nicho específico, e esperamos que ele inspire a concorrência a trazer câmeras bem mais potentes a smartphones. [YouTube]