Nós já sabemos que o Windows 8 faz boot bem rápido. E agora sabemos que o boot será mais bonito também, com a mesma glória minimalista do Windows Mobile e Metro. Adeus, linhas de DOS de doer os olhos – e olá, boot lindo.

O Windows 8 vai usar a nova UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) que substitui a BIOS. Isto significa uma transição mais fluida entre o hardware do seu computador e o sistema operacional. Ou seja, os dias de texto surgindo na tela como em um sistema de mísseis da Guerra Fria finalmente acabaram. Em vez das mensagens de BIOS, você verá um logotipo em boa resolução que leva direto a um menu gráfico de boot. Não só isto é melhor para tablets – algo essencial para o Windows 8 – como você pode usá-lo sem ter seus olhos massacrados pela lista infinita de texto branco em fundo preto, ativado por comandos obscuros.

Quer entrar em outro OS? Tem um menu gráfico simples para tanto. Quer fazer boot a partir de um disco ou pen drive? Tem um menu gráfico para isso também. A única coisa que sobra da década passada/retrasada é o prompt de comando – mas até ele fica mais estiloso, com acesso a partir de menu gráfico e um teclado touch.

Mas, como o boot deve ser bem rápido, você nem deve passar muito tempo admirando estas novidades. Mas se você precisar, verá a prova de que a Microsoft, talvez pela primeira vez na longa história do Windows, se esforçou bastante em ser fantástica. [Building Windows 8]