O suposto criador do Bitcoin diz que vai dar mais provas sobre sua identidade “nos próximos dias”

Craig Wright diz ser Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin. Para provar isso, ele vai mexer nas moedas de Nakamoto - algo que só quem inventou a moeda pode fazer.

O empreendedor australiano Craig Wright anunciou que de fato foi ele o criador do Bitcoin. Mas a revelação logo encontrou resistência e muitos desconfiavam do que ele dizia, com um especialista em criptografia descrevendo tudo como uma grande baboseira. Agora, através de um porta-voz, Wright prometeu que vai divulgar mais provas sobre sua identidade secreta.

whatsapp invite banner

>>> Tudo sobre o Bitcoin: a história, os usos e a política por trás da moeda digital
>>> Este australiano diz que ele e o amigo inventaram o Bitcoin

O porta-voz disse à BBC que Wright vai “mover uma ficha de um dos primeiros blocos” do inventor do Bitcoin Satoshi Nakamoto “nos próximos dias.” Ele não deu uma data mais específica do que isso.

Mexer nos Bitcoins de Satoshi Nakamoto é um método concreto para Wright provar sua identidade real. As moedas, que agora valem cerca de US$ 400 milhões, nunca foram mexidas; se Wright realmente for o inventor da criptomoeda, ele deve ser capaz de controlá-las.

Embora membros proeminentes da comunidade do Bitcoin tenham dado apoio a Wright, como Gavin Andersen, da Bitcoin Foundation, outras pessoas se mantêm céticas. Os presentes em uma grande conferência de Bitcoin em Nova York aplaudiram efusivamente quando Vitalik Buterin questionou a validade das alegações de Wright.

A identidade de Satoshi Nakamoto é uma questão central na origem do Bitcoin, mas ela nunca foi definitivamente provada. Se Wright conseguir mesmo mover uma das moedas de Nakamoto, isso pode dar um fim a esse mistério.

Em um post em um blog, Wright disse que “Satoshi está morto… mas isso é só o começo.” Ele também disse que vai divulgar uma explicação matemática mais detalhada sobre a revelação. Agora o mundo precisa esperar pelos “próximos dias” – seja lá quanto isso pode demorar – para mais pistas.

[BBC]

Imagem via AP

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas