É verdade que o iOS4 e o Android são sistemas operacionais do momento para dispositivos móveis. Mas o MeeGo, uma mistura do Maemo da Nokia com o Moblin da Intel, pode se tornar um forte comcorrente. Se der para acreditar nesta demonstração.

Esta é uma versão pré-alpha, então com certeza há ajustes e melhorias a serem feitos. Mas por enquanto o MeeGo parece muito bom: a interface padrão parece intuitiva o bastante, com extras como a barra MySlate para organização de apps e as outras colunas com rolagem para organizar livros, músicas, vídeos e outros conteúdos. Porém, eu suspeito que a maioria das pessoas vai passar a maior parte do tempo no "Simple UI Mode", que é similar a um desktop e voltado para o acesso rápido aos apps.

O demo também mostra capacidades multitarefa, na forma de áudio rolando enquanto o usuário manipula imagens, mas não se sabe se é possível alternar entre todos os apps. Falando nisso, o vídeo também mostra a AppUp Store da Intel, que será bacana se permitir download de aplicativos de terceiros, o que também ainda não ficou claro.

Outras coisas legais: uma barra de tarefas em forma de dock, capacidades de vídeo HD, redes sociais integradas, cinco pontos simultâneos de interação. Tudo isso faz o MeeGo parecer muito bom. Mas a batalha que ele terá que enfrentar é árdua, e ele terá que ser claramente melhor do que as opções atuais para sequer fazer algum barulho. [HD Blog via SlashGear]