Se você usa Gmail e o seu escritório usa Google Apps ou se você gosta de manter várias contas de Facebook, mexer no celular pode ser um pesadelo. Múltiplos logins significa ficar saindo de aplicativos e entrando de novo, um processo que só consegue ficar mais insuportável se você usa autenticação de dois passos (e você realmente deveria usar autenticação de dois passos).

• Como não desperdiçar dados quando usar seu celular como roteador Wi-Fi
• Como identificar um link em que você não deveria clicar

Mas existe uma forma de ter múltiplas contas sem fazer malabarismo com vários telefones ou vários logins em um telefone. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a tornar a sua vida mais fácil.

Administrar múltiplas contas dentro de aplicativos

i2xcf7himwtkjiia5mulImagem: Captura de tela

Alguns aplicativos fazem um trabalho decente de gerenciar múltiplas contas por si próprios. O Gmail é um exemplo: os aplicativos para iOS e Android podem lidar com diferentes endereços de email do Google muito bem. Na verdade, os aplicativos fazem isso bem melhor que no navegador. Você pode até adicionar outras contas, como do Yahoo ou Outlook, e combinar todas as suas caixas de entrada através da opção Gerenciar contas no menu do aplicativo.

O Twitter deixa você gerenciar múltiplas contas de dentro de seu aplicativo oficial para iOS e Android. No iOS, abra o seu perfil no aplicativo, vá no ícone Contas (os dois retratos), então escolha Mais opções e Criar nova conta. No Android, vá no seu avatar e então aperte na seta para baixo no topo do menu e escolha Adicionar conta já existente. Você não pode ver as duas contas ao mesmo tempo, mas pode rapidamente mudar entre elas.

e7ztcyqbcnyxrp2zehyzImagem: Captura de tela

Outro aplicativo ao qual você pode facilmente adicionar múltiplas contas é o Instagram, para iOS e Android. Vá para a sua página de perfil, aperte no botão de menu (três pontos no Android e ícone de engrenagem no iOS) e então escolha Adicionar conta. Até cinco contas diferentes podem ser adicionadas (troque entre elas ao tocar no nome de usuário no perfil da página), e você recebe notificações de todas aquelas cujos alertas estão ligados.

Enquanto isso, o suporte para múltiplas contas também entrou no Facebook Messenger, para iOS e Android. Se você apertar na sua imagem de perfil no topo e escolher Trocar de conta, você pode entrar usando outras credenciais, o que permite manter conversas através de diversas contas.

onmt0a0eqja71tsnrupiImagem: Captura de tela

Outros aplicativos não são tão generosos: Snapchat, WhatsApp, Signal e o aplicativo principal do Facebook não permitem nativamente que você gerencie múltiplas contas sem deslogar e logar de novo (apesar de você poder entrar em diferentes contas do Facebook pelo navegador do celular). A boa notícia é que existem alguns aplicativos que podem ajudar, apesar da maioria deles só funcionar em Android até o momento, já que o sistema operacional da Apple é mais restritivo nesse sentido.

Existem algumas soluções para iOS que necessitam de instalação de programas não verificados, de fontes desconhecidas, então não estamos muito confortáveis em recomendá-los. Se você estiver preparado para correr o risco, uma rápida pesquisa na internet vai apresentar algumas opções para você acessar múltiplas contas de WhatsApp ou Snapchat no iPhone.

Gerenciar múltiplas contas com um aplicativo de terceiros

vyafchxcmgjrhlxa9aohImagem: Captura de tela

Primeiro, vamos ver o único aplicativo que funciona em dispositivos Apple de forma confiável: o Friendly. Está disponível tanto para iOS quanto para Android. E funciona meio como uma roupa nova para o site mobile do Facebook, prometendo também diminuir o uso de armazenamento em comparação com o aplicativo oficial, assim como acrescentar algumas coisinhas extra, como apoio a múltiplas contas.

Instale e entre no Friendly e você poderá logar nas suas contas de Facebook (e Instagram) uma a uma. Então, alterne entre elas com um toque. Não é o aplicativo mais rápido ou estiloso que já vimos, e você precisa pagar algum dinheiro para remover as propagandas, mas, se você está usando o iOS, é a melhor opção disponível.

trr6mbnmdxjwvcqfg7nlImagem: Captura de tela

Usuários de Android vão ter muito mais facilidade em usar múltiplos perfis em um aplicativo. O App Cloner faz um trabalho incrivelmente completo. Como o nome sugere, ele cria um clone do seu aplicativo original que você pode configurar com um conjunto novo de credenciais de usuário. Então, você tem duas versões do mesmo aplicativo rodando lado a lado. O App Cloner até permite que você altere o nome e o estilo de ícone para cada versão do aplicativo.

Ele funciona com apps como Facebook, Skype e Spotify, apesar de você encontrar alguns bugs em alguns aplicativos. E ele tem dificuldade com aplicativos que precisam de uma conta Google. Se você fizer o upgrade para a versão premium, ganha acesso a mais opções de customização nos seus aplicativos clonados e consegue clonar o WhatsApp e o Facebook Messenger.

kfqqz9jdseil53ku3yegImagem: Captura de tela

Tão impressionantes quanto, são as capacidades do Parallel Space, que faz basicamente a mesma coisa que o App Cloner. Na verdade, sua lista de aplicativos suportados é maior do que a do App Cloner e inclui o WhatsApp de graça. Todos os seus aplicativos duplicados são gerenciados através da interface do Parallel Space, o que o torna mais desajeitado.

Alguns usuários relataram problemas com falhas e uso excessivo de bateria ao usar o Parallel Space, mas nós não notamos nenhum problema sério com o aplicativo durante os testes, apesar de, obviamente, qualquer coisa dessa natureza possivelmente parar de funcionar sempre que um desenvolvedor atualizar seu código ou alterar seu processo de login. Também fique atento ao fato de que aplicativos como o WhatsApp estão atrelados ao seu número de celular, então você precisa de outro número para configurar uma outra versão do aplicativo. O aplicativo mostra diversos anúncios também, mas você pode removê-los em uma compra dentro do app.