Você já quis brincar "olha, sem as mãos!" dirigindo um carro? Conheça o eyeDriver, o software que permite que você guie o carro apenas olhando para a direção onde você quer ir.

A tecnologia, desenvolvida pelos mesmos caras que nos trouxeram o carro guiado por iPhone, funciona monitorando o movimento dos olhos do motorista e guiando o volante de acordo. Durante o trajeto de teste, mostrado acima, o carro estava limitado a uma velocidade de até 50km/h, mas pesquisadores da Universidade Livre de Berlim querem chegar a 100km/h em breve. Se você fechar os olhos por mais de meio segundo, o carro reduz a velocidade e para automaticamente.

O eyeDriver ainda está longe de uma aplicação comercial: ainda há a questão de como lidar com tráfego de congestionamento, que anda e para constantemente, sem mencionar o que acontece quando você olha pra baixo pra mexer no rádio, por exemplo. Mas obviamente haveria benefícios enormes para quem tem deficiência física. E para aqueles que estão cansados da tirania de colocar as mãos nas posições de 10h e 2h. [PhysOrg]