No final do ano passado, nós mostramos a você uma prévia do FXI Cotton Candy, um computador dual-core do tamanho de um pendrive. Ele estava previsto para a segunda metade de 2012, mas já entrou em pré-venda.

Em seu pequeno chassi, o Cotton Candy tem processador ARM Cortex A9 dual-core de 1GHz feito pela Samsung, além de chip gráfico ARM Mali-400. Ele tem saída HDMI, Wi-Fi e porta microUSB, e vem com Android ou Ubuntu pré-instalado. Ele também tem suporte a vídeo MPEG-4 e H.264, para você plugá-lo em uma TV e usar como um media PC rudimentar.

Ele será rivalizado em breve pelo Raspberry Pi, um esforço britânico em produzir um produto semelhante por cerca de US$35 – e que aparentemente tem um anúncio importante para fazer amanhã.

Como dissemos antes, se você já tem uma combinação de smartphone e computador, talvez o Cotton Candy – ou mesmo o Raspberry Pi – não seja tão útil para você. Para quem não tem, ele é uma opção mais barata de acessar seus arquivos em várias telas, mantendo a mesma experiência na TV de um amigo ou em uma LAN house, por exemplo.

O FXI Cotton Candy está disponível em pré-venda por US$199, e deve chegar em março. [FXI via The Verge]