Facebook traz “trending topics” personalizados para seu feed de notícias
O Facebook vai começar a mostrar trending topics na barra direita do seu feed de notícias, logo abaixo de onde você está acostumado a ver notificações sobre aniversários e eventos próximos. Sim, o Twitter é conhecido há anos por seus TTs, mas o Facebook promete trazer tendências personalizadas para seus interesses, em vez de algo como #HappyBirthdayJustinBieber.
Você ainda não está vendo os trending topics? Calma! A rede social avisa que isso “está sendo distribuído na web em países selecionados”, e nem todo mundo da equipe do Gizmodo recebeu a função – é tudo aos poucos.
Os assuntos parecem bem genéricos mas, em alguns casos, eles refletem interesses pessoais que podem não chegar ao feed de todos. E quando você clica no TT, o Facebook leva você a uma página com posts e histórias relevantes.
De acordo com um FAQ que o Facebook nos enviou, as “trending stories” são as que têm um aumento rápido em popularidade, e não apenas histórias com muito volume. Em outras palavras, isto deve refletir o que for assunto para muitas pessoas ao mesmo tempo, em vez de algo que esteja ganhando atenção aos poucos.
Nenhuma empresas poderá pagar a fim de ser promovido nas “trending stories” – no Twitter, isso é possível. Claro, o Facebook não diz que nunca venderá o espaço dos TTs para propaganda…
Não é a primeira vez que a Rede Social tira uma lição da cartilha do Twitter: em 2011, o feed de notícias ganhou um “ticker” na barra lateral, que traz tudo o que seus amigos fizeram no Facebook. O redesign do ano passado eliminou este recurso, só que muitos usuários ainda estão no feed de notícias antigo.
As “trending stories” não são um recurso novo, mesmo que seja algo novo para o Facebook. Mas, quem sabe, seja melhor. [Facebook]