Para os usuários de Windows: o FastPreview adiciona uma imagem de visualização bem grande no menu de contexto de todas as imagens no Windows Explorer, além de dar acesso rápido a um preview em alta resolução e um monte de informações sobre o arquivo.

O painel e as miniaturas de pré-visualização do Windows Explorer são boas até, mas se você quer um preview maior, é preciso clicar duas vezes e abri-la em algum programa. E se você trabalha com frequência com imagens, você provavelmente já mudou o ato de dois cliques e abrir o Image Viewer para abrir um programa mais leve e prático, como o GIMP.

Em vez de ter de clicar na opção “Abrir Com…” toda a vez que você quer visualizar uma imagem, o FastPreview adiciona uma pré-visualização no menu de contexto. Ali, você pode ver o tamanho da imagem e um ícone bem maior (que tem tamanho customizável), e clicando nela, uma pré-visualização super rápida e em tela cheia aparece, algo como uma versão de Windows do Quick Look, presente no Mac OS X. Há também a opção de adicionar incontáveis informações sobre a foto no menu de contexto, como dados EXIF e outras tags. Se você realmente trabalha com imagens, eis uma ótima adição ao menu.

O FastPreview é um software gratuito e disponível apenas para Windows. [FastPreview via FreewareGenius]