Não, Google, não vou deixar você invadir minha priv- não, peraí. O que é isso? Uau, nossa. Finalmente eu posso abrir links de e-mail ou URLs “mailto:” no Gmail? Não vai mais aparecer um programa de e-mail que eu nunca uso? Finalmente! Queria isso faz tempo! Se você usa Google Chrome, agora você pode fazer todo link de e-mail – dentro ou fora do Chrome – abrir no Gmail. Isso mesmo: o Gmail é seu novo programa padrão de e-mail.

Como eu não uso um programa de e-mail, meu processo de enviar um e-mail a partir de um website tem sido sempre copiar e colar o endereço de e-mail, abrir o Gmail, colar o endereço e começar a escrever. (Tem extensões que automatizam isso, mas não uso nem conheço quem use.) Felizmente, agora o Gmail abre a janela de Escrever E-mail já com o endereço preenchido, como deveria ser – mas você precisa usar Chrome.

O Google começa a perguntar se você quer “Permitir Gmail (mail.google.com) abrir todos os links de e-mail?” Clique em “Usar Gmail” e todo e qualquer link de e-mail que você clicar em seu computador vai abrir o Gmail, em vez de seu antigo programa padrão de e-mail. É a magia do HTML5 substituindo programas por webapps. [Gmail Blog]