Em busca da melhor maneira de alimentar a fome mundial por energia, James May visitou um forno solar para ver quão poderoso eles realmente são. Geralmente, fornos são usados para ferver água até virar vapor, gerando assim eletricidade ou fabricando hidrogênio combustível. Mas May pensou que a melhor maneira de fazer as pessoas entenderem a sua potência insana é fazer algo igualmente insano: derreter aço quase instantaneamente.

Um forno solar é uma estrutura de espelhos usada para concentrar raios solares em uma pequena área chamada ponto focal. Como dá pra imaginar, os raios concentrados geram temperaturas extremamente altas: bem no ponto focal, os fornos solares chegam a temperaturas de até 3000 ºC. A idéia não é nova – vem desde a antiga Grécia – mas o seu potencial está começando a ficar mais importante agora que buscamos a independência dos combustíveis fósseis.

Apesar deste forno não ser tão grande quanto o maior forno solar do mundo em Odeillo, nos Pirineus franceses, ele é capaz de chegar a uma temperatura de 2400 ºC – o que, como você pode ver, é suficiente para derreter o aço em uma questão de segundos e quase desintegrar uma salsicha. [Dark Roasted Blend]