Poucos trabalham em um só lugar por toda a vida. Menos ainda trabalham em um único projeto durante a vida inteira. Mas o espanhol Justo Gallego Martinez, de 88 anos, é uma exceção: desde 1961, ele é o único designer, engenheiro e operário desta catedral em Madri.

Nós escrevemos sobre Don Justo há um bom tempo, depois que sua catedral de 2.200 m² e 40 metros de altura chamou a atenção fora da Espanha. Seu edifício é feito com materiais reciclados, incluindo tijolos doados por uma fábrica local, tambores de petróleo e outros restos.

Former Monk Builds His Own Cathedral

Um ex-monge, Don Justo investiu toda sua herança na catedral, mas também recebe doações. Ele não tem formação em arquitetura.

Alguns críticos argumentam que a sua criação deveria ser demolida, por não seguir regras de segurança, enquanto outros afirmam que este é um monumento – arquitetos locais até se ofereceram para dar consultoria de graça. A prefeitura de Madri, aparentemente, nunca agiu para impedir a construção da catedral, que está sendo erguida em um terreno de 8.000 m² que pertence a Don Justo.

Former Monk Builds His Own Cathedral

Hoje, o fotógrafo Denis Doyle, da Getty Images, publicou novas fotos da igreja de Don Justo, mostrando o progresso que ele fez nos últimos anos. Agora, parece que o trabalho está indo mais devagar: ele trabalha só na parte interna durante o inverno, e está prestes a completar 90 anos – não é uma idade ideal para trabalho pesado.

Don Justo, agora com 88 anos, deixará sua construção para a Igreja Católica quando falecer, e espera realizar cultos na catedral. Mas, dado que a cúpula não foi finalizada e a parte interior continua inacabada, ainda há uma década de trabalho a ser feito no projeto. Mas será que ele ainda quer terminar a catedral?

Former Monk Builds His Own Cathedral

James Rogan, diretor do documentário The Madman and the Cathedral (O Louco da Catedral), acredita que há algo mais complexo em jogo aqui:

Don Justo diz que sua única preocupação é terminar a catedral, mas ele tornou impossível para si mesmo terminá-la: tudo foi iniciado; nada foi concluído. Mas se a catedral fosse concluída, o que ele faria? Ele parece ter absorvido o ideal romântico do fragmento: obras inacabadas que são ruínas históricas antes mesmo de serem finalizadas.

Former Monk Builds His Own Cathedral

Antoni Gaudí, outro arquiteto espanhol, vem à mente: uma enorme parte da sua carreira foi dedicada a projetar e construir a Sagrada Família, igreja que também permanece inacabada até hoje. Acredita-se que ela ficará pronta só em 2026.

Há quem descreva Don Justo como um louco, um “não-arquiteto” que constrói com “lixo”, mas isso é uma visão sensacionalista da verdade. Arquitetos outsiders, ou marginais, não são novidade: designers que trabalham fora da supervisão profissional de sempre. Eles nos mostram que mesmo humanos sem licença ou diploma são capazes de criar arquitetura bela e útil. A escritora Jennifer Stock reuniu vários exemplos disso, que você pode conferir neste link. [Getty Images]

Former Monk Builds His Own Cathedral

Former Monk Builds His Own Cathedral

Former Monk Builds His Own Cathedral