O Google deu mais um passo em sua louca missão de fazer com que a informação esteja cada vez mais disponível para todos. Desta vez, o sistema de transportes públicos de São Paulo e Belo Horizonte entraram no samba. De hoje em diante, quando você usar a ferramenta “Como Chegar”, do Google Maps, vai ver que além das opções “a pé” e “de carro”, magicamente aparecerá “transportes públicos”. Será possível ver o melhor caminho para o seu destino usando todas as opções de transporte público disponíveis, como ônibus, trem e metrô. Todas as linhas de ônibus de São Paulo estão disponíveis, tanto as municipais como as intermunicipais.

Aparecem três rotas por pesquisa, de acordo com tempo que vai demorar, custo e trajeto. Este serviço já existe em vários outros lugares do mundo, e as coisas tiveram que ser levemente ‘tropicalizadas’ para funcionar no Brasil. Por exemplo, aqui não temos o horário dos itinerários dos ônibus, coisa comum em outros países. Isso é usado para calcular a melhor rota, de acordo com o primeiro veículo que vai aparecer. Por aqui, a estimativa é baseada na freqüência, pela quantidade de ônibus que estão na rua. Negócio bacana. E isso também funciona no Google Maps de celular. Mais bacana ainda.

Esse serviço entra no ar hoje, meio em beta. Mas até a semana que vem estará disponível para todo mundo. A idéia da galera do Google é que as pessoas que não sabem usar transporte público tenham uma nova ferramenta para aprender a se virar sem o carro, o que seria sensacional para o trânsito de São Paulo.