O sofrimento com aquelas mensagens das operadoras que alertam que a franquia de dados está prestes a acabar é bem comum. Quem nunca se desesperou com a notificação pulando: “Você já atingiu 80% da sua franquia”? Mirando em mercados em desenvolvimento nos quais essas situações são mais comuns, o Google lança nesta quinta-feira(30) o Datally, um app para gerenciar a franquia de internet no Android. Segundo a companhia, a redução no consumo de dados pode chegar a 30%.

Acontece que o Datally é, basicamente, um aplicativo para funções já existentes no Android, mas com alguns recursos adicionais. Sabe aquele menu dentro das configurações que te mostra o consumo de dados dos aplicativos instalados no último mês e permite que você bloqueie o uso de dados em segundo plano? É mais ou menos isso.

A diferença é que ele é mais intuitivo e, para os usuários que acham os menus do Android confusos, bem mais prático. Ele mostra o seu consumo de dados diário, semanal ou mensal e ajuda a controlar o acesso à internet de cada aplicativo. Com um toque dá para decidir qual app pode ou não usar seus dados e monitorar em tempo real, por meio de um ícone flutuante, quanto eles estão gastando.

No Brasil, o Datally tem integração com a Vivo e a TIM e mostra o saldo restante de dados direto na interface. Se você for cliente de outra operadora, não tem problema, tudo funciona normalmente. A diferença é que não vai dar pra ver de cara quantos dados restam.

Por fim, o aplicativo tem um localizador de Wi-Fi que mostra quais são as redes disponíveis nas proximidades e até te indica o caminho para chegar até elas. Ele lista os pontos de acesso mais próximos, sejam eles abertos ou não, e ordena tudo de acordo com a avaliação dos usuários. Útil para aquele momento de aperto, mas não custa lembrar que redes abertas não são nem um pouquinho seguras.

O Datally já está disponível na Play Store e funciona em smartphones com Android 5.0 Lollipop e superiores.