A operadora americana Verizon acabou de publicar seu Relatório Anual sobre Investigações de Vazamento de Dados, e 2011 marcou um forte retorno para os hackers. Eles comprometeram um total de 174 milhões de informações pessoais, 100 milhões das quais em operações de ativismo ou for-the-lulz como Anonymous, LulzSec e similares.

2011 para a comunidade hacker, em poucas palavras: a farra com a Sony continuou, Anon e LulzSec tiveram mais destaque do que nunca, e nós pudemos ver o melhor/pior vídeo de hacker rap dos tempos recentes. Foi um bom ano, hein? Bem, para todo mundo exceto quem contava com mais um ano tranquilo e sem muitos hackers.

A Verizon era uma delas, e esperava que o número de ocorrências continuasse em tendência de baixa: depois de um total absurdo de 361 milhões de informações comprometidas em 2008, o número caiu para 144 milhões em 2009 e só 4 milhões em 2010. E isso mesmo com a amostra de dados crescendo.

Incluímos abaixo uma cópia do relatório completo da Verizon. Não importa como você o analise, a mensagem é clara: cuide da sua segurança. [Verizon via Forbes]

2012 Data Breach Verizon