A Acer anunciou o maior Chromebook de todos: ele tem 15,6 polegadas, processador Intel e custa apenas US$ 250. Testamos o Acer Chromebook 15 na feira CES, e ele não é apenas enorme: trata-se de um laptop muito bacana pelo preço.

Há duas versões de tela: Full-HD ou 1366×768 pixels. Contrariando nossas expectativas, até mesmo a tela com resolução inferior parece surpreendentemente boa. Claro, dá para ver os pixels e as cores ficam um pouco distorcidas em ângulos mais inclinados, mas a tela resiste muito bem a reflexos e está longe de ser terrível.

Acer Chromebook 15 (3)Acer Chromebook 15 (4)

Por sua vez, o corpo deste laptop parece resistente a ponto de ser jogado até o outro lado da sala sem sofrer danos. Este plástico é robusto e bastante sólido, com uma textura de diamante que o faz parecer mais reforçado do que elegante.

Para ter uma ideia da qualidade de construção, eu retorci o corpo do laptop e o pressionei com a mão – e ele quase não se flexiona. A Acer diz que o Chromebook 15 aguenta até 60 kg de força, e pode cair em um dos cantos a uma altura de até 45 cm sem sofrer danos.

O touchpad funciona com precisão e é bastante suave ao dedo, e o teclado é razoavelmente bom. As teclas parecem um pouco rasas, mas são fáceis de pressionar e não são muito duras. Os alto-falantes tiveram um som meio fraco e estranho, mas o que esperar por US$ 250?

Acer Chromebook 15 (1)

O Chromebook 15 pesa 2,2 kg e tem 24,2 mm de espessura. A Acer diz que a bateria dura até 8 horas. Haverá modelos com processador Intel Core i3 de 5ª geração ou com processador Celeron; também será possível escolher entre 2 GB e 4 GB de RAM, e entre SSD de 16 GB ou 32 GB.

Este laptop roda Chrome OS, que exige menos recursos porém é notoriamente limitado: ele requer que você esteja conectado à internet na maior parte do tempo (mas não sempre); e não permite rodar programas fora do navegador.

É difícil dizer se o novo chip Broadwell – que a Intel ainda vai anunciar oficialmente – é realmente rápido sem um teste mais demorado. Mas este Chromebook parece ser mesmo bom e barato.

Acer Chromebook 15 (5)
Porta USB 3.0 e saída HDMI

Acer Chromebook 15 (6)
Porta USB 2.0 e leitor de cartão SD