Na quarta-feira, quase um mês após o anúncio feito pelo CEO Kevin Systrom durante o Nokia World 2013, o Instagram chegou oficialmente ao Windows Phone 8. Foram anos de espera, campanhas feitas pela Nokia, fotos apagadas em apps alternativos, mas tudo isso chegou ao fim e agora a rede de compartilhamento de fotos mais popular do mundo mobile está no sistema móvel da Microsoft. Mas como ele se sai?

Antes de mais nada, logo ao baixar o Instagram para Windows Phone você encontrará um aviso importantíssimo sobre o estado do app: Instagram BETA. Beta, ou seja, não é a versão final. Ele não está completo: não há como compartilhar vídeos (é possível assistir, no entanto), não é possível marcar pessoas em fotos. O importante aqui é a presença oficial do Instagram no Windows Phone – mais um indício de que a plataforma móvel da Microsoft está bem consolidada e com uma ótima biblioteca de apps para seus usuários.

Ao abrir o Instagram, o que você encontra é, basicamente, o que já existe em Android e iOS: uma linha do tempo com as suas fotos e as dos seus amigos. Deslize o dedo para o lado e encontre a aba “Explorar”, com conteúdo selecionado pelo Instagram que pode agradá-lo. Mais uma deslizada e você encontra um resumo das suas atividades na rede social – últimas pessoas que curtiram ou comentaram fotos, ou quem começou a segui-lo. Também é possível ver as últimas atualizações dos seus amigos – fotos que eles curtiram, pessoas que começaram a seguir. Diferentemente do Android, em que um botão enorme “Seguindo” aparece ao lado do “Você”, aqui você precisa tocar o botão de opções no canto da tela e escolher “atividade dos seus amigos”. Um pouco escondido, mas está lá.

Por fim, uma última deslizada leva ao seu perfil. Veja uma grade com suas últimas fotos (ou uma linha do tempo com elas, se preferir), confira quantas pessoas está seguindo e quantas te seguem. Edite seu perfil a partir daí. Esse é o seu espaço, é como você aparece para o resto do mundo.

A navegação por essas áreas é ligeiramente diferente do encontrado no app para Android. Na plataforma do Google, por exemplo, você encontra esses mesmos quatro botões – mas na parte inferior da tela, enquanto no Windows Phone elas estão posicionadas no canto superior direito. Na parte de baixo estão três outros botões: busca, câmera e atualizar.

instagramwp8

O botão da câmera gerou uma pequena confusão. Segundo o Instagram, não há uma câmera dentro do app, então você precisa importar uma foto da sua galeria para aí sim aplicar filtros e compartilhar. Isso é uma meia verdade.

De fato, não há uma câmera dentro do app, mas é bem fácil acessar a câmera do seu smartphone a partir dele. Toque no botão uma vez e abra a sua galeria de imagens. No canto inferior você encontra duas opções: uma para confirmar a seleção e a outra para… abrir a câmera! Sim, é só fazer isso. Abra a câmera, tire a foto e ela será importada para o Instagram: edite, aplique filtros e compartilhe. Você precisar dar um toque a mais do que no app para Android por exemplo – nada que chegue a incomodar.

No geral, o Instagram para Windows Phone é o que se espera: o bonito app das outras plataformas ficou ainda mais elegante na plataforma da Microsoft, mas sem perder a sua identidade visual. Botões foram adaptados para seguir a linha de design do Windows Phone, e tirando uma ou outra inconveniência, você tem quase a mesma experiência encontrada no Android ou iOS. Quase, porque as ausências incomodam. Mas tudo bem – o Instagram é bem sincero ao falar que trata-se de uma versão beta. Vamos torcer para que o restante das funcionalidades apareça logo no Windows Phone, e que futuras implementações feitas em Android e iOS não demorem a aparecer também no WP8.

Enquanto isso o Instagram não está perfeito no Windows Phone 8, você pode continuar usando os apps alternativos como Hipstamatic e 6tag – eles funcionam muito bem, até melhor do que o oficial em versão Beta.

O Instagram funciona apenas no Windows Phone 8 – você pode baixá-lo aqui.