O Barcelona é um dos maiores times de futebol do mundo. É um dos mais vitoriosos dos últimos tempos, conta com nomes como Lionel Messi e Neymar entre seus jogadores, além de Xavi e Iniesta, importantes na seleção da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo. A camisa do Barcelona é conhecida no mundo inteiro e aparece o tempo inteiro em todos os lugares. É um excelente lugar para estampar uma marca, certo? É mais ou menos isso que a Intel fez, só que o seu logo está dentro da camisa do Barcelona.

Dentro? Sim, dentro. Inside. Intel Inside. Sacou? Um belo trocadilho, não?

Logo-Reveal

O Barcelona é conhecido por resistir bastante antes de estampar patrocínios na sua camisa – por anos a camisa do clube permaneceu sem nenhuma marca intrusa, até que passou a estampar o logo da Unicef em 2006. Atualmente, o clube tem um acordo com a Qatar Sports Investments, que paga 170 milhões de euros por um contrato de 6 anos.

A Intel pagará valores bem mais modestos – US$ 5 milhões por ano por um período de 5 anos, segundo a Forbes, além do fornecimento de dispositivos 2-in-1 para transformar o Barcelona no “um dos clubes mais tecnologicamente avançados do mundo”. Ok então.

Apesar do lugar bastante incomum para posição do logo da Intel, essa não é a primeira vez que um clube de futebol estampa um patrocinador dentro da própria camisa. Para driblar problemas causados por jogadores que levantam a camisa na hora de comemorar um gol, alguns clubes passaram a adotar esse patrocínio interno.

BurgerKing_Getafe_01

O melhor exemplo possível disso é o acordo entre o Getafe, também da Espanha, e o Burger King, a tradicional rede de fast food. Em 2009, além do logo externo, a camisa do Getafe também tinha um rei estampado internamente. Assim, quando os jogadores colocassem a camisa na cabeça para comemorar um gol, eles ganhavam uma máscara do rei do Burger King. Sensacional. [Barcelona, Intel via The Verge. Fotos via Intel]