Tim Cook apresentou oficialmente a nova versão do sistema móvel da Apple, o iOS 8, durante a WWDC. Após uma breve introdução, ele deixou a palavra novamente com Craig Federighi, que mostrou as mudanças da nova iteração da plataforma.

Notificações interativas

notificacoes

A primeira novidade mostrada é a possibilidade de interagir com um app diretamente a partir da central de notificações – responder um email sem precisar abrir um app para email, ou o calendário para interagir com um evento. Ao receber a notificação, deslize o dedo para a esquerda para encontrar as opções.

Acesso rápido a contatos

contatos

A tela de multitarefa ganhou atalhos para seus contatos preferidos. Acima dos apps que estão abertos, você encontra uma lista com as pessoas preferidas da sua vida, e as últimas com quem você conversou de alguma maneira. Toque na foto delas para ligar, enviar SMS ou iniciar uma conversa pelo FaceTime.

Teclado Quicktype

z1hdqhrjulkomdwfkbjm

O teclado ganhou um recurso chamado Quicktype. A principal novidade é a inclusão de sugestões de próxima palavra a ser digitada – o que já está disponível no teclado em outras plataformas há algum tempo. O teclado aprende sobre seu estilo de digitar conforme você o usa, então, quanto mais escrever nele, melhor ele conseguirá prever qual é a próxima palavra.

De acordo com a Apple, o teclado sabe inclusive com quem você está falando – e as sugestões serão mais formais quando estiver falando com seu chefe do que quando for com um amigo seu, por exemplo.

Leia mais:
SwiftKey chega ao iOS dentro de um app para fazer anotações
Como eu posso melhorar a digitação no meu celular?

Spotlight

hyjvnccvay5gk4kxq1oh

A busca do Spotlight também foi atualizada. Agora você pode buscar por apps que já estão no seu dispositivo e também por aqueles que não estão – uma integração com a App Store. O Spotlight também oferece sugestões, assim cono no Yosemite, assim como resultados da Wikipedia, notícias e mais.

iMessages

messages

O iMessages ficou mais parecido com concorrentes. É possível silenciar conversas, compartilhar localização e enviar mensagens de áudio e vídeo – você pode escolher por fazer essas mensagens sumirem depois de algum tempo, como no Snapchat, se achar adequado.

HealthKit

v9e8pepwvltcnggvqcla

Como especulado, a Apple introduziu o app HealthKit, uma espécie de hub com informações de saúde coletadas por todos os diversos apps que de alguma forma trabalham com isso. Em apenas um lugar você pode conferir informações como pressão sanguínea, detalhes de sono e dados sobre suas atividades físicas. Leia mais sobre ele aqui.

Leia mais: Wello é um case que transforma o iPhone em um monitor de saúde

Compartilhamento familiar

hero (1)

Para famílias que usam iPhones, o iOS 8 ganhou um recurso de compartilhamento de conteúdo entre diversos dispositivos – eles usam o mesmo cartão de crédito para pagar pelo conteúdo comprado e todos conseguem acessar o que foi pago. O pai da família tem o poder de permitir (ou não) que o filho compre um app, por exemplo, e até seis membros da mesma família podem compartilhar o mesmo cartão de crédito.

Siri

A assistente digital Siri também foi atualizada. Agora ela ouve seu dono e responde quando você diz “Hey, Siri”, sem que você precise encostar no seu iPhone (como o “Ok Google Now” do Moto X). Isso vale quando seu iPhone estiver conectado ao seu carro, por exemplo, e em momentos em que você não pode usar suas mãos. Além disso, ela ganhou reconhecimento de músicas com o Shazam, compra de conteúdo pelo iTunes e 22 novos idiomas.

Leia mais: Cortana vs. Siri vs. Google Now: o embate dos comandos por voz

Photos

hero

O iOS 8 ganhou um novo app de Fotos com capacidade de edição com o uso apenas de gestos. Pela demonstração, parece bem simples de se usar. Esse app também ganhará uma versão para OS X. Ao editar em um dispositivo, as alterações são compartilhadas entre todos eles – então comece a tratar uma imagem no iPad e depois continue no Mac. Ou no iPhone, tanto faz.

Swift

Por fim, a Apple também apresentou o Swift, uma nova linguagem de programação compatível com iOS e OS X. Federighi alega que ela é como “Objective-C sem o C”, em referência à linguagem que é base do iOS e OS X. Com o Swift, será possível ver o resultado da programação em tempo real enquanto o desenvolvedor digita os códigos. Os desenvolvedores presentes na keynote gostaram bastante do que viram – vamos esperar pelos primeiros apps criados com o Swift para saber qual pode ser seu impacto no ecossistema da Apple.

HomeKit

ios 8 homekit

Com este recurso, será possível interagir com dispositivos inteligentes da sua casa usando comandos de voz pelo iPhone. Leia mais aqui.

Lançamento

A Apple liberará uma versão beta para desenvolvedores ainda hoje, e, para os outros usuários, o iOS 8 será lançado na primavera, possivelmente junto com a próxima versão do iPhone. Dos modelos atuais, le será compatível com iPhone 4S, 5, 5C e 5S, iPad 2, Retina, Air, Mini e Mini Retina, além do iPod Touch 5ª geração.

LEIA MAIS: iOS 8 ganha widgets, teclados alternativos e apps que interagem entre si

Atualizado às 16h20