Eu achava que a Sutro Tower em San Francisco (EUA), com seus 299m, era impossivelmente alta. Mas ela é só uma torrezinha perto da Sky Tree, uma torre de comunicações com 634m de altura: ela é o segundo edifício mais alto do mundo, perdendo apenas para o Burj Khalifa.

A Sky Tree está localizada em Sumida, Tóquio, e custou US$806 milhões para ficar pronta. Ela atrasou em dois meses devido ao terremoto e tsunami devastadores de um ano atrás. Mais de 500.000 trabalhadores participaram da construção da torre, que terminou nesta quarta-feira.

A Sky Tree inclui diversas redes de comunicações, necessárias porque a Tokyo Tower de 333m não é mais alta o bastante para retransmitir vídeo e rádio, devido aos edifícios altos ao redor. A torre também ajuda a melhorar a cobertura do sinal digital; o Japão cortou todas as transmissões analógicas em julho do ano passado.

A torre também inclui escritórios, centrais de radiodifusão – ela é sede de sete emissoras, comandadas pela NHK – áreas de compras e alimentação, além de mirantes para ver Tóquio lá do alto. A base da torre tem 400m de altura, e os decks de observação ficam ainda mais alto, a 350m e 450m acima da base. Eles abrem ao público em 22 de maio. [Physorg – Geekosystem – Sky Tree Wiki – Tokyo Sky Tree]