A Khan Academy fornece mais de 3.000 vídeos educacionais, exercícios e palestras, todos gratuitos e cobrindo de tudo – matemática, física, finanças, história… Salman Khan, o idealizador deste projeto, consegue tornar atrativas até mesmo as aulas de aritmética, só com um cursor na lousa e a locução do próprio Khan. O método é utilizado inclusive pelos filhos do Bill Gates, e a iniciativa recebeu doações milionárias de Gates e do Google. Você pode acessar a Khan Academy no computador – inclusive em português – ou via webapp para smartphones. E agora, toda sua biblioteca está disponível de forma móvel para iPad.

O app inclui vídeos para baixar e ver offline, legendas – inclusive em português – que você pode pesquisar, monitoramento de progresso (para retomar de onde você parou no computador) e mais. O app ainda não tem os exercícios, mas diz que terá “em breve”.

O app só tem vídeos em inglês (com legendas), mas a Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e o Instituto Península, está traduzindo os vídeos de Aritmética, Biologia, Química e Física para o português – veja todos aqui. E pelo que vi, o trabalho vai além de uma simples dublagem e está muito bem-feito, vale conferir.

O Khan Academy é um app gratuito para iPad. Para um webapp (não-oficial) adaptado para Android e iPhone, acesse o KhanApp do seu smartphone.

Khan Academy | iTunes App Store