O Windows RT é o sistema operacional da Microsoft para processadores ARM. Ele tem a interface Metro e também vem com área de trabalho – mas é só para rodar o Office (que acompanha o OS), Windows Explorer e IE. Isso já era sabido há um bom tempo, mas só agora a Mozilla reclama que, no desktop clássico do Windows RT, o Firefox não vai rodar – e o Google também entrou no coro. Mas olha só: eles podem ter razão.

O problema é que, no Windows RT, o Internet Explorer acessa diversos recursos essenciais que nenhum outro navegador – como Firefox ou Chrome – pode usar. Asa Dotzler, porta-voz da Mozilla, explica que o Internet Explorer é uma mistura de Metro e desktop: basicamente, só a interface é Metro; quase toda a renderização é baseada em win32.

Só o IE pode fazer isso no Windows RT. Enquanto isso, outros navegadores ficam restritos às APIs mais limitadas do Metro. Este é o grande problema: “sem este acesso [ao win32], nenhum outro navegador tem chance de ser competitivo com o IE”, diz Dotzler. Você pode instalar outro navegador no Windows RT, e até configurá-lo como padrão – mas ele será capado.

Ele também lembra que apps Metro não podem criar mais de um processo, algo que o Chrome (e também o Firefox) faz para isolar abas, extensões e plugins. Desta forma, se uma aba trava na interface Metro, o navegador todo para de funcionar. O Chrome também sairia prejudicado, e o Google reclamou: “nós compartilhamos das preocupações que a Mozilla levantou sobre o ambiente do Windows 8 que restringe a escolha do usuário e inovação”.

Nas diversas versões do Windows 8, que você poderá instalar em seu PC, funciona tudo como sempre: você roda o que quiser no desktop, e também terá os apps Metro. A Mozilla e o Google não estão reclamando disso – é outra coisa.

O Windows RT, por sua vez, é uma versão que se parece com o Windows 8, mas é voltada para tablets ARM e não roda programas de Windows 7 e anteriores. Ele tem área de trabalho, mas só serve para rodar o Office (que ainda não tem versão Metro) além de Windows Explorer e Internet Explorer.

Google e Mozilla já preparam versões Metro do Chrome e do Firefox para Windows 8. Mas vejamos como este problema do Windows RT será resolvido. [Asa Dotzler via Cnet via The Verge; Cnet via The Verge]