A CEO do Yahoo!, Carol Bartz, e o CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, anunciaram ontem parceria entre as duas empresas, onde a Nokia usará o Yahoo nos serviços de Ovi Mail e mensagem instantânea, enquanto o Yahoo vai usar os mapas da NavTeq (que pertence à Nokia) no Yahoo Maps. Será que também vai rolar um Y!phone com a Nokia no futuro?

Não mesmo, segundo Kallasvuo: ele deixou bem claro que eles não vão fazer um aparelho com a marca Yahoo. A parceria também não envolve serviços de propaganda: a ideia, segundo Kallasvuo, é aumentar as fontes de conteúdo e serviços para concorrer melhor nos EUA, onde a marca é lanterninha no mercado de smartphones. (Globalmente, a Nokia ainda está em primeiro lugar.) O Yahoo, por sua vez, ganha com mais exposição e um serviço de mapas renovado – segundo Bartz, "o Yahoo perdeu seu foco em mapas há alguns anos".

De acordo com a Reuters, a Nokia investiu mais de 10 bilhões de dólares nos últimos anos construindo, aumentando e integrando os serviços Ovi, mas a oferta da Nokia não parece ter sido um enorme sucesso. Segundo o analista Pierre Ferragu, pode ser que "a parceria de perdedores não produz[a] um vencedor… Mas, para a Nokia, o caminho certo no futuro passa por estabilização de sua posição atual e [por] ser bem-sucedida no jogo das plataformas móveis". Ou seja, claro não vai ser o Yahoo que vai trazer os dias de glória de volta para a Nokia, mas eles estão tentando achar um caminho melhor definido. O N8 que o diga. [Engadget e Reuters]