Guitar Hero: Warriors Of Rock vem com mais de 90 músicas novas e alguns modos adicionais de jogo. Ele vai incluir o maior redesign de controles desde o título original da franquia. E a nova guitarra é uma delícia.

Os novos jogos Guitar Hero serão compatíveis com as guitarras antigas – os botões seguem os mesmos – mas os novos controles sem fio consolidam todos os componentes eletrônicos no braço e escala, deixando o restante do corpo da guitarra livre de qualquer outra responsabilidade além da estética.

Sem qualquer circuito integrado, você pode trocar o corpo das guitarras à vontade, que se encaixa no braço em uma disposição de asa com duas partes (veja o vídeo abaixo para entender melhor). A foto acima é de um design exclusivo da Gamestop, que estará disponível àqueles que comprarem Warriors of Rock na pré-venda. O corpo que todo mundo recebe é este:

Claro, sem componentes eletrônicos, estes corpos de guitarra personalizados não vão conseguir alterar a experiência do jogo, tal como uma capinha de celular não altera uma ligação. (Na verdade dá até para tocar a guitarra sem o corpo encaixado.) E o corpo brilhando com LEDs não será possível porque ele não tem acesso à fonte de energia da guitarra.

As novas guitarras estarão disponíveis para as versões do Xbox 360, PS3 e Wii de Warriors of Rock. A Activision não revelou os preços de nenhum dos componentes, nem falou sobre futuras parcerias de design que poderíamos esperar.

Mas quando eu citei a possibilidade de, por exemplo, um conjunto de corpos de guitarra com estilo acústico ou algo vindo direto dos anos 80, a Activision disse que esse nível de personalização era justamente o que eles esperavam. Então nem todo design vai ser ao estilo metal rock, mas devem receber detalhes de estilo do próprio jogo, em vez de tradições históricas do rock.

Geralmente, eu sou contra periféricos supérfluos de videogames. A Activision não disse quanto tempo vai permanecer nesse design específico, mas sugeriu que pode ser um bom tempo. E, vou dizer, se a franquia Guitar Hero seguir nesse plano pelos muitos jogos futuros que virão, eles podem oferecer aos consumidores uma forma de comprar uma guitarra nova sem comprar todo o plástico e e-lixo de um controle inteiro a mais. E desse ponto de vista, espero que dê certo. Mas como eu tenho uns 100 periféricos de música para tropeçar enquanto ando minha na sala, acho que vou ficar contente só com o jogo.