Gamers de certa idade vão gritar “Ei, eu lembro disso!” quando clicarem no mais recente projeto do Internet Archive.

A organização sem fins lucrativos lançou o Historical Software Collection, uma coleção de softwares antigos, com a missão de tornar novamente acessíveis programas históricos (incluindo vários jogos!) que foram lançados para plataformas como Atari 2600, Apple II e Commodore 64.

Software em si não é novidade no arquivo, que passou os últimos anos tornando os programas executáveis pelo navegador. Então seja o E.T. do Atari 2600, de 1982, ou o VisiCalc do Apple II de 1979, você pode rodar sem precisar baixar nada.

Criar um arquivo de jogos é um desafio enorme, como David Gibson, da Biblioteca do Congresso dos EUA, explicou. Mas o Internet Archive, que é independente, alega ter o maior arquivo de softwares do mundo, e o que eles disponibilizarão ao longo dos próximos anos pode ser bem interessante.

O maior desafio encontrado pela frente deve ser a questão dos direitos autorais. Tecnicamente, todos esses programas ainda estão protegidos por copyright. E não tenho dúvidas de que todas as empresas responsáveis pelos direitos de E.T. estão buscando uma forma de intervir no caso. Esperamos que ninguém tente tirar os softwares do ar. Mas, se tirarem, será apenas mais um exemplo de como o nosso sistema de direitos autorais precisa ser revisto. [Internet Archive]