O dia começou mal para o Legendas.tv. O site saiu do ar, deixando muita gente que estava acostumada a aparecer por lá para pegar legendas bem triste. Aí, muitas histórias apareceram, falando de ataques ao site e violação de direitos de copyright. Consegui falar com a Tata, administradora do site e tal, e ela contou direitinho o que aconteceu. 

Essa foi a ordem dos acontecimentos:
A partir do dia 30 de janeiro o site começou a apresentar problemas. Basicamente: sobrecarregamento e ataques. Com a volta de Lost e o fim das férias, a visitação, em relação ao mesmo período do ano passado, praticamente triplicou. Fora isto o site estava sendo seguidamente atacado, o que dificultava ainda mais a resolução do problema.

Quanto a ACPM (Associação Anti Pirataria de Cinema e Música): ela entrou em contato com o datacenter no qual o Legendas.tv estava hospedado, criando assim um problema ainda maior. O datacenter deu nullroute no IP do site no meio da tarde de ontem. Ou seja: eles forçaram o site a sair do ar, cancelando o serviço oferecido ao Legendas.tv.

Apenas para você compreender melhor o que houve, a ordem dos fatos foi esta:
1 – APCM entrou em contato agora no final de janeiro com o datacenter enviando este e-mail.
De início, não ligamos porque a APCM não fez questão de ao menos listar que tipo de material protegido por direito autoral havia no site. Entretanto, assim que o o datacenter recebeu o e-mail da APCM, deu-nos 24 horas para explicarmos o que estava acontecendo. 
2 – Respondemos dizendo que apenas fazíamos legendas e que não considerávamos isto nenhuma infração; é natural que uma Associação Antipirataria acuse qualquer coisa de ser "pirataria".
3 – Em seguida, o datacenter acabou nos enviando esta mensagem que explica-se por si só: "Not all of the content listed in the DMCA take down request has been removed. In fact, hardly any of it has been removed and there is content that could leade to future DMCA take down noticed. In order to prevent further abuse of our AUP/TOS, we have blocked access to the IP associated with the abuse report and request that this site be removed from our network."

Ou seja: embora a APCM tenha cometido a falha de nem ao menos dizer qual conteúdo do site era ilegal, nosso datacenter achou por bem evitar problemas e bloqueou o site. O site não foi FECHADO. Vamos apenas mudar de datacenter.

 

Tata também disse que eles pretendem colocar uma versão mais leve no ar bem rápido, só com as legendas de seriados mais populares. E até o fim da semana eles querem que o site inteiro volte pro ar, em outro datacenter. O mais bizarro é que, de acordo com ela, ninguém do legendas.tv recebeu qualquer notificação judicial. Tiraram do ar só por medo de confusão. Desejamos boa sorte ao portal e a toda a galera que colabora com eles! [Valeu, Fabrício!]