Nada dura para sempre e isso é ainda mais verdade com os seus gadgets. Infelizmente, embora você possa fazer muito para resolver problemas de software que surgem em celulares velhos, botões quebrados podem ser um tanto complicados — especialmente se a garantia já era. Aqui estão algumas formas de contornar botões de ligar, volume e de menus quebrados em seu smartphone.

Substitua botões no Android com o Button Savior

Button Savior.Se os botões de volume ou liga/desliga do seu smartphone Android estão meio detonados, você pode substitui-los por alguns apps. Um dos melhores disponíveis é o Button Savior, que adiciona um pequeno painel no lado da tela e lhe dá acesso ao liga/desliga, home, câmera, chamada e botões de volume. Se o seu aparelho tiver rooting, é possível ainda simular botões de voltar, pesquisar e outros.

Se o Button Savior não é bem o que você procura, o usuário do XDA tobndd (que inspirou este post) tem algumas outras ótimas opções neste post. Turn of the Lights coloca um botão virtual na sua tela que desliga e liga a tela, enquanto o Volume Control Widget é um widget simples e gratuito que possui sliders para os volumes de notificação, alarme e mídia. Ele também lista apps que usam o giroscópio e o sensor de luminosidade do smartphone, o que é ainda mais esperto.

O Android tem um monte de apps similares por aí, com diferentes métodos de substituir botões, então faça uma pesquisa se nada do que mostramos aqui resolver seu problema. O Button Savior é definitivamente a nossa primeira opção, e com rooting, ele é capaz de substituir quase tudo.

Substitua os botões do iPhone com o AssistiveTouch

AssistiveTouchSe você está com um iPhone, não existem tantas opções. Felizmente, o iOS 5 e superiores tem uma ótima opção embutida chamada AssistiveTouch. Simplesmente vá a Configurações > Geral > Acessibilidade e role até AssistiveTouch. Ative-o e você verá um pequeno botão cinza sobreposto à tela. Você pode movê-lo para onde quiser e tocar no botão para ter acesso a uma tonelada de opções. Apertar o botão Home simula um toque no botão (físico) Home, enquanto que Device lhe dá opções para travar a tela, mudar o volume, revelar o menu de multitarefa e mais. Em resumo, ele substitui praticamente tudo o que antes só era possível com botões físicos.

Se o seu iDevice tem jailbreaking, você tem outras opções relativamente mais fáceis de usar. O já comentado SBSettings coloca configurações úteis na sua Central de Notificações, então você pode desligar o celular, ajustar o volume e muito mais dali.

Só porque você não troca de celular todo ano não quer dizer que tenha que se conformar com botões quebrados. Essas soluções não são tão boas quanto os botões físicos de verdade, claro, mas elas seguram as pontas pelo menos até a próxima atualização. [Foto: myVector/Shutterstock]