Serviços como o 1Password e LastPass são uma mão na roda: você coloca uma senha-mestra e o app faz o login em basicamente tudo. Não há necessidade de lembrar quantos números ou códigos alfanuméricos você usou. Nenhuma necessidade de lembrar 312 senhas diferentes. A boa notícia do mundo dos PCs é que o Windows 8 terá este mesmo sistema de gerenciamento de senhas integrado.

Com o Windows 8, tudo que você precisa se lembrar é a sua senha da conta Live e a Microsoft toma conta do resto. A empresa explica como o serviço funciona:

Quando você guarda credenciais em conjunto com a entrada do Windows e a Windows Live ID, o Windows permite que você guarde senhas de cada uma das suas outras contas para algo que seja complexo e único; Como o Windows 8 vai automaticamente mandar a credencial para os sites em seu nome, você nunca vai precisar de lembrá-la. Se você precisar de ver a senha em algum ponto no futuro, basta abrir este “credential manager” de qualquer um de seus PCs seguros.

O serviço pode sincronizar entre diferentes computadores e presume-se (dedos cruzados!) que também transfira essas informações para outros dispositivos Windows como tablets ou Windows Phones. As pessoas que usam serviços do tipo 1Password juram que é a melhor coisa do mundo, então é bom ver a Microsoft colocando isso logo junto do seu SO. [Microsoft via The Verge]