Semana passada, o logotipo do Google foi transformado em um jogo de Pac-Man e todos nós paramos um pouqinho para jogar. Na teoria, nós desperdiçamos 4.819.352 horas ao todo e muita, muita grana. Veja as contas.

O Rescue Time Blog fez estes cálculos baseado em observações e pressupostos sobre quem usa o Google:

Este fim de semana, nós analisamos o dia D do Pac-Man e o comparamos com sextas-feiras anteriores (antes e depois do recente redesign do Google) e descobrimos algumas diferenças perceptíveis. Nós tomamos um subconjunto aleatório de nossos usuários (cerca de 11.000 pessoas que passaram cerca de 3 milhões de segundos no Google naquele dia). O usuário médio passou 36 segundos A MAIS no Google.com na sexta-feira. (…)

Se acreditarmos nas informações do Wolfram Alpha, o Google teve cerca de 504.703.000 visitantes únicos em 23 de maio. Se assumirmos que nossa base de usuários é representativa, isso significa:

- O Google Pac-Man consumiu 4.819.352 horas de tempo (além dos 33,6 milhões de homens-hora de atenção que de atenção que a busca do Google recebe em um dia)

- US$120.483.800 é o valor em dólares, se o usuário médio do Google tem um CUSTO de US$25/hora (note que o custo é de 1,3 a 2 vezes o salário por hora).

- Por esse mesmo custo, você poderia contratar todos os 19.835 funcionários do Google, do Larry e Sergey até os faxineiros, e usá-los por seis semanas. Imagine o que você poderia fazer com esse exército de mão-de-obra.

- US$298,803,988 é o valor total se todos os jogadores do Pac-Man tivessem um custo aproximado do funcionário médio do Google.

Claro, o custo considera o salário americano e o aplica para o mundo inteiro, o que não gera um valor confiável; além disso, eles assumem que o tempo que passamos jogando Pac-Man no Google seria empregado de alguma forma produtiva.

Ah, se você quiser jogar Pac-Man no Google de novo, ele estará permanentemente disponível no endereço http://www.google.com/pacman/. [Rescue Time via Slashdot]