O Square é um pequeno cubo, usado só nos EUA, que se encaixa na entrada para fone de ouvido no iPhone, Android e iPad e transforma o aparelho em uma máquina de cartão para pequenas empresas. O serviço começou no final de 2009 e ganhou popularidade, mas só hoje a PayPal apresenta um concorrente: o PayPal Here, que você vê acima. A grande diferença entre os dois serviços: o PayPal tem alcance global. Mas que leitor de cartão é esse?

Assim como o Square, o PayPal Here é um sistema de transações móvel que permite a pequenas empresas aceitar pagamentos via cartão de crédito. Mas o PayPal Here permite que você pague sem usar cartão: basta usar, bem, sua conta do PayPal. O novo serviço até permite pagamento em cheque nos EUA: você usa a câmera do iPhone para escaneá-lo. O novo app do PayPal com o serviço Here está disponível apenas para iPhone, e uma versão para Android estará disponível mês que vem.

Mas o leitor de cartões é… diferente. Ele é muito maior que o leitor do Square (ao lado), tem as duas cores do logotipo da PayPal – “nenhuma delas é muito atraente”, diz o The Verge – e é estranho de se ver. Este dongle lê a faixa magnética de cartões de crédito, mas não tem suporte a chips. Nos EUA, cartões com chip são raros, ao contrário do Brasil, então talvez este novo gadget não faça sentido por aqui.

O PayPal Here está disponível hoje nos EUA, Canadá, Austrália e Hong Kong, e a empresa diz que “vai anunciar a disponibilidade do PayPal Here em mais países em breve”. [PayPal via Gizmodo US]

Fotos por The Verge