Quando o iPad 2 foi anunciado, um bom pedaço da apresentação foi reservado não para falar das melhorias de hardware, software ou novos recursos do tablet, mas sim de uma capinha. A Smart Cover. Claramente, a Apple considera ela algo quase tão “mágico e revolucionário” quanto o próprio tablet que ela protege – mas por quê?

Uma parte de mim desdenhou da Smart Cover quando ela foi revelada. Parecia um mero “encher linguiça”, como se o iPad 2 não tivesse tantas novidades bombásticas assim em relação ao seu predecessor, e a Apple só estivesse falando daquela capinha por tanto tempo para ocupar o tempo da apresentação com alguma coisa. Qualquer coisa. Nem que seja uma simples capinha.

Mas Steven Levy (também autor de In The Plex, um dos mais completos livros da atualidade dedicados a dissecar o Google) tem uma visão bastante diferente. Como ele explica neste ótimo artigo para a Wired, a Smart Cover é muito mais do que uma mera capinha.

Levy cita um episódio em que ele foi entrevistar Steve Jobs usando como microfone um iPod “protegido” com alguma capinha. Jobs reagiu com completo horror a alguma coisa plástica escondendo todo o lindo design que a empresa projetou para o seu gadget. Jobs acha até que “metal desgastado” é algo bonito. Com isso em mente, Levy argumenta que a Smart Cover foi pensada para fazer tanto parte da identidade do iPad quanto os fones brancos fazem parte da identidade do iPod.

“Talvez o real motivo de Jobs ter superado a sua relutância em esconder a beleza dos seus queridos aparelhos seja que, à distância, é difícil saber se alguém está usando um iPad ou um daqueles outros tablets que ele tanto repudia. A Apple deu ao iPod os já icônicos fones brancos como forma de identificação rápida. Da mesma forma, com uma Smart Cover devidamente colocada, o iPad 2 é inconfundível.”

E tem dado certo – mais ainda do ponto de vista econômico, dando à Apple uma enorme vantagem no rico mercado de acessórios. Mesmo com o fato da Smart Cover não proteger a parte de trás do iPad, as pessoas têm geralmente preferido a solução da Apple a algum acessório de terceiros, e já há até um aplicativo incrível projetados especificamente para uso com a Smart Cover, o Evernote Peek.

http://www.youtube.com/watch?v=vqVjruCt6yg

E para você, a Smart Cover já é parte essencial da identidade do iPad? Ou você prefere algo que proteja a parte de trás do seu tablet? Ou você profere outro tablet? Ou você não aguenta mais ouvir falar de tablets? [Wired]