Vamos imaginar por um momento que sua conta bancária não tem limite, que uma usina nuclear fica do lado do seu computador e que você quer jogar os últimos lançamento de PC a velocidades e resoluções nunca antes vistas. Qual seria sua escolha de placa de vídeo? Duas placas X ou duas placas Y, ou ainda uma placa Z-Super Power HD 011-1406 Awesome Edition? O Tech Report fez o teste e os resultados são interessantes. 

Na verdade, mais interessante do que os resultados foi o simples fato deles terem testado tudo isso. Em um texto enorme, mas bem estruturado e muito bem humorado, eles contam que fizeram este teste "diferente" (por não ser um review, nem um comparativo direto ou algo do tipo) simplesmente porque ficaram curiosos em relação ao resultado. E então começaram a "acasalar" diversas placas de vídeo diferentes, em configurações SLi ou CrossFireX, comparando umas com as outras meio sem muito critério. Mentira, tinha critério sim. 

Conclusões? Ah, sim, veja uma delas:

Primeiro, a conclusão mais fácil a que chegamos foi que a configuração CrossFireX da Radeon HD 6850 oferece, sim, um desempenho comparável ao de uma única GeForce GTX 580, a um menor preço. (…) 

Não que nós recomendaríamos um par de 6850s agora, honestamente. A série 6900 da Radeon HD está chegando a qualquer momento, e nós não estamos inteiramente confortáveis em recomendar a compra de duas 6850s com a chegada tão próxima de uma solução melhor de placa única".

Neste link, você confere o início do teste completo, que chega a muitas outras conclusões além dessa que eu separei. Nerds de hardware, o poder é de vocês. [TechReport]