[Rumor] Com Nearby, Android se conectará sozinho a pessoas e dispositivos próximos
O Android Police revelou com exclusividade um novo recurso que supostamente estará disponível em breve para dispositivos Android: o Google Nearby, que realizaria ações automaticamente dependendo de onde você está – e de quem está por perto.
Uma screenshot vazada explica o recurso assim:
O Nearby permite se conectar, compartilhar e fazer mais com pessoas, lugares e coisas perto de você.
Quando o Nearby está ativado na sua conta, o Google pode ativar periodicamente o microfone, Wi-Fi, Bluetooth e funções semelhantes em todos os seus dispositivos atuais e futuros. O Google+ e outros serviços do Google precisam deste acesso para ajudarem você a se conectar, compartilhar e muito mais.
Este pode ser um recurso bastante amplo. O Android Police cogita três usos para ele:
- automação residencial: abrir a porta da garagem aproximando-se dela;
- interação entre pessoas: “lembre-me de pagar os R$ 10 que estou devendo para o Daniel” quando ele estiver por perto;
- interação entre dispositivos: por exemplo, desbloquear o PC (ou Chromebook) ao se aproximar dele.
Este último recurso poderia justificar o Nearby usar seu microfone: em fevereiro, o Google comprou a empresa SlickLogin, que usa sons para fazer login. O computador emite sons inaudíveis para humanos, um app no smartphone escuta tudo, analisa e libera o acesso.
Claro, tudo isso é conjectura: são aplicações em potencial para um dispositivo Android que sabe quais dispositivos estão à sua volta. Mas as fontes do Android Police dizem que você poderá controlar as configurações individuais: ou seja, será possível ficar visível ou invisível para determinados apps, e até mesmo para outros usuários (“não deixe o Daniel ver quando eu estou por perto”).
O Nearby promete vir em uma atualização do Play Services. Quando? Ainda não sabemos, mas esperamos por novidades sobre esse recurso durante o evento Google I/O, no final do mês. [Android Police]