A Semp Toshiba lançou em maio seu tablet com Android, o myPad. Apesar de ter Tegra 2 dual-core de 1GHz e ser fabricado no Brasil, ele custa muito caro – R$1.400 no modelo mais simples – pelo que oferece: ainda roda Android 2.2 e não tem Android Market. Então como a Semp Toshiba poderia chamar a atenção para o myPad de uma forma mais positiva? Trazendo Garry Kasparov, campeão mundial de xadrez, para jogar contra políticos em Brasília – usando um myPad!

Kasparov é tão fera no xadrez – o russo já derrotou o supercomputador Deep Blue, da IBM – que ele vai disputar os 13 adversários ao mesmo tempo. Dentre eles, teremos Aloizio Mercadante, Ministro da Tecnologia que nos prometeu iPads brasileiros (e ainda nada!); Paulo Bernardo, ministro da Comunicação que vem se esforçando em popularizar tablets e banda larga no país; além do ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Depois das partidas, que ocorrerão no dia 29 de agosto em Brasília, Kasparov participará nos dias seguintes de vários projetos de estímulo ao xadrez no Brasil, detalhados no release abaixo. Acho isso ótimo; aliás, eu preciso voltar a treinar minhas estratégias de xadrez…

Bem, será que o myPad será potente o bastante para Kasparov disputar 13 partidas de xadrez ao mesmo tempo? Acho que sim! Será que alguém vai comprar o myPad por causa disso? Acho que não. [Terra; imagem via]

Semp Toshiba leva a Brasília o Campeão Mundial de Xardez Garry Kasparov

Com o uso do myPad , da STI- Semp Toshiba Informática –  o primeiro tablet produzido no Brasil –  autoridades disputam simultaneamente partidas de xadrez com o campeão Garry Kasparov

São Paulo, 26 agosto de 2011 – Com o apoio da STI – Semp Toshiba Informática, a Associação para o Desenvolvimento do Xadrez (ADX) traz para o Brasil o campeão mundial de xadrez o russo Garry Kasparov. A turnê terá início no dia 29 de agosto, em Brasília.  Na ocasião Kasparov enfrentará 13 adversários simultaneamente, dentre os quais estarão o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; da Educação, Fernando Haddad; da Comunicação, Paulo Bernardo e o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O evento também contará com a presença já confirmada do Ministro do Esporte, Orlando Silva e de Katerine Vescovi. As partidas serão realizadas via MyPad, da STI Semp Toshiba Informática, o primeiro tablet fabricado no Brasil.

No dia seguinte 30 de agosto, em São Paulo, Kasparov participará do seminário de abertura do 1º Festival ADX de Xadrez, no Hotel Sheraton WTC. A programação do evento inclui palestras do diretor executivo da ADX e campeão brasileiro de xadrez, Giovanni Vescovi, e do supercampeão Kasparov. No período da tarde, a partir das 16h30, acontecerá a 5ª Etapa do São Paulo Master Series, torneio que teve início em abril de 2011, com doze dos melhores jogadores do país disputando partidas relâmpago em que cada jogador tem apenas 5 minutos para toda a partida  em formato eliminatório.

Ainda na capital Paulista, no dia 1º de setembro, Garry Kasparov falará aos convidados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sobre o tema do livro de sua autoria “How Life Imitates Chess”. Após a apresentação, está prevista ainda uma partida do supercampeão mundial contra 20 alunos do SESI simultaneamente.

No dia seguinte, 2 de setembro, Kasparov será recebido na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, onde participará da abertura do ? Seminário de Xadrez Escolar e de outra partida simultânea, dessa vez contra 20 alunos selecionados de colégios estaduais do município de São Paulo.

Projeto social e apoio ao esporte

Na manhã do sábado, 3 de setembro, Kasparov participa do Dia do Xadrez, no bairro Paulistano de Heliópolis. O evento faz parte do calendário do Projeto Heliópolis, iniciativa de caráter filantrópico e permanente empreeendida pela STI Semp Toshiba Informática em parceria com o Clube de Xadrez de São Paulo (CXSP).

Naquela comunidade, a Semp Toshiba mantém ainda parceria com o Núcleo Sócio Educacional de Heliópolis de SP, que ministra aulas de xadrez para 120 crianças e jovens carentes com idades entre  6 e 15 anos.

Tradicional incentivadora do Xadrez, a Semp Toshiba há 3 anos é também a patrocinadora da jovem enxadrista Katherine Vescovi que, aos 12 anos, já coleciona o título de Campeã Brasileira e Sul-Americana e vai para a sua 3ª participação no mundial de 2011. Katita, como é conhecida, recebeu da Federação Internacional de Xadrez o título de “a mais jovem mestre de xadrez do Brasil”.