Colocar uma bateria, um receptor GPS e um certificado de resistência à prova d’água IPX-7 num case para proteger um iPhone pode parecer um exagero, mas se você quer realmente proteger seu celular, você deve fazer do melhor jeito, certo? É o que o ToughCase, da Magellan, faz.

Como funciona

Em primeiro lugar, sim, esse case é bem grande. Depois de colocar seu iPhone (ou iPod touch, que também se encaixa com uma película inclusa no pacote), o aparelho fica impraticável para bolsos comuns, mas mantém praticamente todas as suas funcionalidades. Ele não fica tão grande ou tão pesado a ponto de ser um problema para transportá-lo, mas ele fica três vezes mais grosso do que um iPhone 3GS. O que significa que ele ficará 4 vezes mais gordinho do que o iPhone 4. E sim, eles farão uma versão para iPhone 4.

Você continua conseguindo acessar a tela sensível ao toque mesmo com a proteção, continua podendo conversar normalmente ao telefone, continua ouvindo suas músicas (mas o fone de ouvido com fio não funciona), continua entrando na internet via 3G/Wi-Fi e continua navegando pelo GPS embutido ou pelo GPS do case, que é mais preciso do que do iPhone 3G/3GS.

Quem é o público-alvo

Por 200 dólares, ele é um produto de nicho para trabalhadores de construções, escaladores, ciclistas, fãs da arte de velejar, pessoas em condições de risco ou apenas caras que derrubam o celular com frequência e precisam de proteção. A bateria extra, o GPS e a fama de indestrutível são realmente características bem-vindas, mas gastar mais 200 dólares para seu iPhone pode não valer a pena para muita gente. Mesmo assim, para usuários do iPod touch, o case adiciona a habilidade de usar aqueles aplicativos de GPS com direções curva-a-curva, transformando seu iTouch num aparelho de navegação. Isso, além da bateria extra, definitivamente justifica o preço.

Sua habilidade à prova d’água permite você levá-lo a até um metro para baixo por 30 minutos, e sem dúvida deve tornar o banho num momento mais divertido. E, como é da Magellan, eles têm adaptadores para carros, clipes para cinto de segurança e outros acessórios para a linha.

Então eu devo ter um?

Tudo depende se você se encaixa em algum desses mercados específicos que realmente precisam disso. O ToughCase é tão especializado que você saberá na hora se ele te atrai ou não. Usuários de iPod touch que precisam de um GPS (mas não querem comprar um iPhone só para isso) estão na lista. Assim como os usuários de iPhone que precisam de mais bateria e tendem a derrubar seu telefone com frequência. Assim como gigantes com bolsos enormes.

Caso o preço do aparelho caia um pouco – depois da produção diminuir e eles venderem alguns desses – ele será mais tentador para pessoas que não precisam disso o tempo todo. Para aqueles que só querem poder levar seus celulares para a praia, ou para a piscina, ou vão fazer uma escalada num local com sinal de GPS não muito bom.