Este pequeno robô pode não parecer grande coisa – afinal, é apenas um cubo – mas mesmo com a sua geometria simples, ele é capaz de se equilibrar, saltar e até mesmo andar.

Construído por Mohanarajah Gajamohan, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em Zurique, nós vimos o Cubli no começo do ano passado. Mas desde então ele ficou ainda mais avançado, e agora consegue saltar e andar, assim como se equilibrar. Gajamohan explica como o cubo de 15 centímetros funciona:

Rodas de reação montadas em três faces do cubo giram em grandes velocidades angulares, e então freiam repentinamente, fazendo o Cubli saltar. Assim que o Cubli atingir a posição de pé, torques controlados do motor são aplicados para fazer ele se equilibrar no seu canto. Além do equilíbrio, os torques também podem ser usados para atingir uma queda controlada como se ele fosse comandado para cair em qualquer direção arbitrária. Combinando essas três habilidades – saltar, se equilibrar e queda controlada – o Cubli é capaz de ‘andar’.

É um feito impressionante para algo que parece apenas uma caixa estilosa para um observador casual. [Cubli]