Já temos uma boa ideia de como o Google Glass vai funcionar: você o controla tocando no touchpad lateral ou usando sua voz, e ele exibe informações à frente dos seus olhos.

Ele tem integração com serviços do Google, é claro, como Gmail, busca e Mapas. Mas e apps de terceiros? Na SXSW, o Google mostrou como eles funcionarão com o Glass.

Por exemplo, o New York Times será integrado com o Google Glass, então você verá o título e uma foto de notícias recentes. Basta tocar no touchpad lateral, e o Glass lê a notícia para você.

O Glass consegue enviar direto para o Evernote e Skitch as fotos que você tirar. Ainda não é possível inserir anotações nelas, mas o Google lembra que o API está em fase inicial.

O Google também mostrou a integração com o app Path: você pode tirar fotos com o Glass e enviá-las direto para a rede social, além de responder a comentários (usando sua voz) e receber as principais notificações (para não ser bombardeado com conteúdo).

Já vimos o app do Gmail no vídeo promocional do Google, mas ele esteve de volta na apresentação: ele mostra a foto do remetente e o assunto; e para responder ao e-mail, basta ditar a mensagem.

O Google também disse que o Glass não terá qualquer streaming de vídeo (exceto o dos Google+ Hangouts), então parece que o objetivo é trazer para a sua visão os apps que você checa incessantemente no seu celular. Será este o futuro?

O Project Glass deve chegar ao mercado ainda este ano “por menos de US$ 1.500”. Enquanto ele não chega, veja como funciona a interface do Glass no vídeo a seguir. [EngadgetYouTube]