Confesse. Você provavelmente já fingiu que o seu celular estava quebrado ou até se fez de surdo para não ouvir aquela mensagem de voz de mais de três minutos que seu amigo chato e inconveniente enviou no WhatsApp. Eu já fiz isso e você também. E por mais que eu compreenda este problema, infelizmente não trago boas notícias, porque a nova atualização do aplicativo deixa ainda mais fácil enviar longas mensagens de voz.

Liberada nesta terça (28), a atualização permite gravar longas mensagens sonoras de maneira muito mais prática, sem a necessidade de ficar apertando o ícone de microfone.

Para utilizá-la, aperte e segure o símbolo do microfone e então deslize o dedo para cima em direção a imagem de um cadeado. O ícone do cadeado irá mudar de aberto para fechado e você poderá gravar a mensagem pelo tempo que desejar sem a necessidade de manter o botão pressionado.

Depois de terminar de falar mais do que o necessário, é só apertar o botão para enviar, ou, caso fique com dó dos seus amigos, cancelar.

No entanto, tenha em mente que, como aponta o MacRumors, ao gravar uma mensagem longa não é possível enviar mensagens de texto ou mudar de chat antes de concluir a mensagem de voz e, apesar de ser possível ver o histórico do chat em questão, as mídias enviadas só podem ser abertas com a função 3D Touch — disponível a partir do iPhone 6S.

Até o momento, a nova função está disponível apenas para dispositivos iOS, mas deve chegar a celulares Android em breve. Para utilizá-la é necessário atualizar para a mais nova versão do app já disponível na App Store.

[MacRumors, WaBetaInfo]