1 em cada 5 brasileiros têm problemas para ver vídeos online, diz pesquisa

Relatório sobre internet móvel mostra que cerca de 20% dos brasileiros têm conexão com menos de 10 Mb/s de velocidade de download
Imagem: Joyce Busola/Unsplash/Reprodução

Se você tem problemas de conexão que te dão dor de cabeça na hora de assistir ou baixar um vídeo online, saiba que não está sozinho. 1 a cada 5 brasileiros têm experiências ruins com vídeos por conta da internet. É o que diz um estudo da Opensignal, empresa de análise de mercado com foco em telefonia e internet.

O relatório sobre a internet móvel no Brasil aponta que cerca de 20% da população recebe, em média, menos de 10 Mb/s de velocidade de download em sua conexão no celular. Já se tornou algo comum passar muito tempo esperando um vídeo carregar ou ter que lidar com a tela congelada várias vezes ao longo de um filme, por exemplo.

De acordo com a pesquisa, 21% dos smartphones apresentam velocidade média de download de até 10 Mb/s em redes móveis, sendo que 41% ficam na faixa entre 10 e 25 Mb/s e 29%, entre 25 e 50 Mb/s.

Somente 9% dos celulares navegam entre 50 e 100 Mb/s de download, enquanto 0,6% dos dispositivos contam com internet móvel com velocidade de download superior a 100 Mb/s. O levantamento traz informações referentes ao período entre 1º de abril e 29 de junho de 2023.

O material da Opensignal ressalta a ampliação da rede 5G no Brasil, mas destaca que há uma enorme disparidade de desempenho das redes móveis no país, especialmente em regiões afastadas das capitais, que ainda utilizam 4G.

O estudo mostra que o Distrito Federal é a região com maior número de smartphones navegando com velocidade média acima de 100 Mb/s (3,3%). Enquanto isso, em Roraima, Minas Gerais e no Amazonas foram registrados os maiores percentuais de navegação inferior a 10 Mb/s, sendo 29%, 27,2% e 26%, respectivamente.

O relatório também analisa o desempenho de cada operadora. A Claro é a que possui o menor volume de usuários navegando com velocidade abaixo de 10 Mb/s, sendo apenas 17,6% do total, superando a TIM (20,9%) e a Vivo, que ficou em último lugar (21,9%).

Ainda segundo os resultados da pesquisa, somente 6,8% dos brasileiros desfrutam de uma experiência sólida, consistente e de excelente qualidade quando se trata de streaming de vídeo pelos dados móveis. Ou seja, quando o dispositivo é capaz de transmitir vídeo em 1080p ou qualidade superior, com tempo de carregamento rápido e sem que a imagem fique travando.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas