Lançado há pouco mais de um mês, o PlayStation 5 já passou por análise aqui no Gizmodo Brasil e virou praticamente item de colecionador: não está fácil encontrar o console no varejo nacional e internacional. Mas se você é um dos sortudos (ou milionários) que desembolsou quase R$ 5.000 para ter o aparelho, que tal tirar o melhor proveito dos recursos e funções do dispositivo?

É o que vamos ensinar com essas 10 dicas e truques para aproveitar ao máximo o seu PS5.

1. Fuja dos spoilers

O PS5 pode ocultar capturas de tela enviadas para você se mostrarem alguma parte que você ainda não alcançou no jogo. Ou se você simplesmente não quer visualizar nada que tenha um potencial spoiler. Para se certificar de que você está protegido, abra Configurações, no ícone de engrenagem no canto superior direito da interface, escolha Dados e armazenamento > Opções de jogo > Avisos de spoiler.

2. Economize a bateria do DualSense

Por padrão, o controle DualSense que acompanha o PS5 é configurado para nunca se desligar. Felizmente, é possível mudar essa opção indo em Configurações > Sistema > Economia de energia e defina em 10, 30 ou 60 minutos para que o joystick se desligue sozinho.

3. Controle suas notificações

Bloquear alertas desnecessários é tão importante em um console quanto no smartphone. Vá para Configurações > Notificações e defina quais alertas você deseja que apareçam na tela.

4. Controle suas capturas de tela

Sem que você faça nada, o PlayStation 5 captura automaticamente o momento em que você ganha um troféu em um de seus jogos. Se você preferir que isso não aconteça – para economizar espaço de armazenamento, talvez – abra Configurações > Capturas e Transmissões > Troféus para desativar o recurso.

5. Desligue o microfone do DualSense (na maior parte do tempo)

Ter um microfone e um alto-falante embutidos no DualSense é ótimo do ponto de vista da conveniência, mas você pode querer conectar um fone de ouvido separado de qualquer maneira. Isso porque, se optar por usar a vibração e intensidade dos gatilhos do próprio DualSense, então elas estarão no modo fraco, em vez do nível Forte caso você utilize um headset externo.

6. Controle a privacidade no PS5

Estamos todos mais cientes do que nunca de como estamos expostos online para outras pessoas, e preocupações com a privacidade também se estendem aos consoles de videogame. Abra as configurações do PS5 e escolha Usuários > Contas e privacidade. É aqui que você define a quantidade de dados que você compartilha com a Sony, se o seu perfil poderá aparecer nos resultados de pesquisa, entre outras opções.

7. Controle seu PS5 com o app oficial

A Sony renovou o aplicativo PlayStation para Android e iOS para coincidir com a chegada do PS5, e ele vem com algumas funções legais, bem como uma interface atualizada. Você pode iniciar um bate-papo por voz pelo smartphone, acessar a PS Store, iniciar downloads, abrir jogos remotamente e gerenciar o armazenamento interno do console.

8. Jogue seus títulos de PS4

O PS5 é compatível com quase todos os jogos de PS4 que existem, e uma das maneiras mais fáceis de mover seus títulos antigos é por meio de um HD externo. E o melhor: se você salvar seus games nessa mídia externa e conectá-la ao PlayStation 5, poderá jogá-los diretamente pelo acessório, sem ter que transferir cada jogo para o PS5.

9. Visualize suas estatísticas de jogo

O PS5 também ganhou um relatório que mostra por quanto tempo você tem jogado no console. Pressione o botão PlayStation no controle, vá para o ícone do seu perfil, escolha Perfil e depois Jogos. Para cada título, você pode ver quanto tempo você está no jogo e quanto tempo passou jogando.

10. Limpe seu PS5

De acordo com o vídeo oficial de desmontagem divulgado pela Sony, você pode remover as placas da lateral do seu PlayStation 5 para acessar os chamados orifícios coletores de poeira. Eles são projetados para, como o nome sugere, coletar poeira, e você pode aspirar esses orifícios para limpar a poeira de seu console e (com sorte) mantê-lo funcionando sem problemas.