10 fotos de Marte que entraram para a história

Confira fotografias históricas do planeta vermelho tiradas em missões da NASA e da ESA desde 1976
Rover em Marte
Imagem: NASA/JPL- Caltech

Exploradores robóticos, como por exemplo o rover Curiosity da NASA, percorrem a superfície de Marte coletando informações diariamente. Há 11 anos em Marte, ele já descobriu, aliás, que o passado marciano pode ter tido condições propícias à vida.

Além disso, outra conquistas dos orbitadores e rovers são as fotos impressionantes que eles registram do planeta vermelho, como a imagem em destaque na matéria. De acordo com a NASA, ela é uma leitura artística da paisagem, com cores incorporadas a dois panoramas em preto e branco capturados pelas câmeras do rover. Saiba como a NASA edita as imagens do James Webb nesta matéria do Giz Brasil.

Abaixo, relembramos 10 fotos icônicas do planeta vermelho, feitas a partir dos anos 1970.

Relembre outras fotos de Marte abaixo:

Imagem: NASA

Primeira fotografia da superfície de Marte, em 20 de julho de 1976, quando o módulo de pouso Viking 1 aterrissou no planeta.

Imagem: ESA/DLR/FU Berlim

Em 2018, a missão Mars Express da ESA (Agência Espacial Europeia) tirou uma foto da cratera Korolev, cheia de gelo de água.

Imagem: NASA

Um satélite em órbita da NASA mostrou este canal de rio preservado em Marte. As cores sobrepostas indicam as diferentes elevações.

Imagem: JPL-Caltech/Cornell/USGS/NASA

O rover Opportunity, da NASA, registrou essas formações rochosas ricas em hematita próximas à Cratera Fram em abril de 2004.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Rocha que se assemelha a um pedaço de coral no interior da Cratera Gale, capturada pelo rover Curiosity.

JPL-Caltech/MSSS/NASA

Imagens de 2001 do orbitador Mars Global Surveyor registraram mudança aparência no planeta após distribuição da névoa das tempestades de poeira no sul.

Imagem: NASA/JPL-Caltech

Em abril de 2019, o sismômetro da InSight registrou pela primeira vez um terremoto em Marte.

Imagem: JPL-Caltech/MSSS/NASA

Com duas câmeras, o rover Curiosity da NASA criou uma selfie em frente à formação rochosa de 6 metros de altura Mont Mercou.

Imagem: JPL-Caltech/NASA

Mosaico composto por 102 imagens da Viking Orbiter mostra perspectiva do hemisfério Valles Marineris de Marte, de 9 de julho de 2013.

Com informações da CNN.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas