10 produtos da Apple que foram um grande fracasso

Confira uma breve história dos produtos da empresa da maçã que não vingaram.

Muita gente não lembra, mas apesar dos lançamentos tecnológicos de sucesso dos últimos anos, a Apple também acumula uma longa lista de produtos fracassados ao longo de sua história.

Conhecida por lançar produtos com desenhos arrojados, isso nem sempre significa que design e funcionalidade caminharam lado a lado. Na verdade, alguns gadgets eram bem bizarros.

Aqui você encontra uma lista com 10 exemplos de produtos da Apple que não vingaram.

1. TV Macintosh

Muito antes da Apple TV, a empresa já tinha tentado unir televisão e computador em um mesmo aparelho. O ano era 1993, e o produto era vendido pela bagatela de 2 mil dólares.

Além do preço exorbitante, o aparelho também sofria de lentidão, o que não ajudou nas vendas. O dispositivo vendeu tão mal que a Apple interrompeu a produção do produto três meses após o lançamento, com apenas 10 mil unidades comercializadas.

2. Apple Newton

Ainda na década de 1990, a Apple fazia a primeira tentativa de lançar um assistente digital pessoal.

Com a aparência de um Kindle moderno, ele tinha uma caneta que reconhecia a escrita dos usuários. Entretanto, o produto da Apple não tinha um reconhecimento tão confiável quanto o rival Palm Pilot, lançado na mesma época.

O projeto foi encerrado assim que Steve Jobs voltou à Apple, em 1997.

3. Mouse do iMac Original

O iMac original é considerado icônico até hoje. Porém, o mesmo não se pode falar do mouse redondo lançado com ele.

Além do formato inusitado, ele era desnecessariamente difícil de ser usado, obrigando o usuário a olhar para ele para conseguir manejá-lo. Não apenas isso, mas ele também era extremamente desconfortável.

Vale lembrar que a Apple foi a primeira a popularizar o uso de mouses em computadores.

4. iPod Shuffle

Muito antes dos smartphones, os iPods eram dispositivos portáteis que permitiam ao usuário armazenar e escutar músicas.

A Apple já tinha inovado ao lançar os gadgets sem tela – algo impensável atualmente. Entretanto, ao lançar a geração 3 do iPod Shuffle, a empresa resolveu tirar também os botões. Com isso, o usuário só conseguia controlar as músicas por meio de fones de ouvido que tivessem um controle remoto embutido e compatível.

Ao perceber o erro, a geração 4 do iPod Shuffle voltou a ter os botões.

5. iPhone 4

Até os dias de hoje, o iPhone 4 é considerado um dos smartphones mais icônicos e bonitos já feitos pela empresa da maçã.

Entretanto, o gadget também é lembrado por um sutil problema: ele perdia o sinal da rede móvel quando o usuário segurava o dispositivo.

Como ele tinha uma carcaça de metal – que também servia como antenas – ao segurar o telefone, o usuário conectava as diferentes antenas e resultava em uma perda significativa de sinal.

Em meio a críticas, Steve Jobs rebateu com a famosa frase “evite segurar as coisas dessa maneira”.

Após reconhecer o problema, a Apple distribuiu capinhas para reduzir o problema e lançou o iPhone 4S sem a falha de hardware.

6. Magic Mouse 2

Outro exemplo que demonstra a fama de “design da Apple” é o Magic Mouse 2, um dispositivo futurista que conta com uma superfície sensível ao toque por meio de gestos.

No entanto, ninguém entendeu porque a porta de carregamento do mouse foi colocada na parte inferior do mouse. Isso significava que o produto não poderia ser utilizado enquanto estivesse sendo carregado.

7. Mac Pro 2013

Para lançar o Mac Pro 2013, a Apple resolveu inovar mais uma vez e criar um design cilíndrico para o dispositivo. Só tinha um problema, o computador era facilmente confundido com uma lata de lixo lustrosa, sendo alvo de piadas e memes.

Por um lado, a empresa conseguiu proporcionar uma máquina com um grande desempenho  em uma pequena peça de hardware. Por outro lado, o formato gerou uma dor de cabeça para profissionais que precisavam atualizar ou reparar o Mac Pro.

8. iPhone 6

Ao longo dos anos, a Apple começou a lançar iPhones com telas cada vez maiores e carcaças cada vez mais finas. Isso gerou um problema nos iPhone 6 e 6 Plus. Simplesmente, os aparelhos entortavam se os usuários sentassem com o telefone no bolso traseiro.

Embora a empresa afirmasse que apenas alguns usuários enfrentaram problemas, testes internos vazados mostraram que o iPhone 6 Plus tinha 7 vezes mais probabilidade de dobrar que o iPhone 5s.

Para corrigir o problema, a Apple substituiu a carcaça dos aparelhos por um alumínio mais forte. Entretanto, o mesmo problema voltou a ocorrer no iPad Pro, lançado em 2018.

9. Apple Pencil

A primeira caneta para tablets da Apple era carregada diretamente na porta relâmpago do iPad. Além de não parecer nem um pouco elegante, era comum as batidas involuntárias, danificando os conectores.

A partir da Apple Pencil, a empresa adotou o carregamento sem fio.

10. Cabos quebradiços

Os cabos da Apple nem sempre tiveram a qualidade atual. Antigamente, eles eram propensos a rachar ou desfiar após anos de uso.

O problema foi resolvido ao utilizar designs de cabos trançados, tornando-os mais duráveis.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas