A Apple divulgou nesta semana um novo vídeo em que apresenta algumas dicas úteis para ajudar os usuários a aproveitarem ao máximo o iPhone.

Apesar de alguns truques já serem famosos –como o abrir a câmera a partir da tela de bloqueio–, outros podem ser desconhecidos para muitos.

O vídeo (no final da matéria) está disponível em inglês, mas aqui fizemos um resumo dos truques divulgados.

1. Ao usar a calculadora, se o usuário digitar um número errado, basta deslizar para a esquerda ou direita no topo da tela para apagar o último dígito. Também é possível copiar números ao tocar e segurar em um dos dígitos e selecionar “copiar”.

2. Em sistemas a partir do iOS 15, é possível fixar links de conversas no iMessage, bastando apenas segurar o item e selecionar a opção “fixar”.

3. Para organizar a tela principal, é possível agrupar widgets no iPhone. Para isso, clique e segure em local vazio da tela para editá-la. Em seguida, arraste um widget em cima de outro do mesmo tamanho. É possível agrupar até 10 widgets. Para visualizá-los, basta deslizar para cima.

4. Para selecionar várias fotos e enviá-las para outros aplicativos, toque e segure uma delas até sentir um toque. Depois, arraste ela para outra parte da tela e –enquanto segura a primeira– toque em fotos adicionais com um dedo diferente para criar a pilha de imagens. Enquanto ainda segura a pilha, vá até o aplicativo de destino e solte as imagens nele.

5. Para facilitar a digitação, o iPhone conta com o recurso de “Substituição de Textos”, disponível nas configurações do teclado. Por exemplo, é possível configurar um atalho para que todas as vezes que digitar “eac”, aparecerá na tela a opção “Estou a caminho!”.

6. Se você quer abrir a câmera sem desbloquear o iPhone, faça isso apenas deslizando para a esquerda na tela de bloqueio.

7. É possível digitalizar um documento por meio do aplicativo de Notas. Para isso, clique na opção da câmera do app e selecione “digitalizar documentos”.

8. Disponível a partir do iOS 15, o usuário consegue copiar o texto de qualquer coisa física, como um documento ou livro, somente apontando a câmera do iPhone. Para isso, basta posicionar o texto no visor da câmera, tocar no botão digitalização de texto e selecionar partes ou todas as palavras digitalizadas.

9. No aplicativo de fotos, para pular para a primeira imagem, basta tocar na borda superior da tela do iPhone.

10. Para acessar rapidamente a pesquisa na tela inicial – e também na tela de bloqueio a partir do iOS 15 – basta deslizar o dedo para baixo a partir do meio da tela.