Nos primórdios da aviação tripulada, as pessoas em geral não tinham muita noção do que estavam fazendo. Se duas asas faziam uma engenhoca voar, mais asas fariam-na voar ainda mais alto, certo? Nossos amigos da Oobject compilaram uma lista com 15 dos designs de asas mais excessivos, redundantes e grandiosos da história.
1896: Máquina de planar de múltiplas asas Chanute-Avery, Katydid
1904: Multiplanador Horatio Phillips
1907: Máquina voadora Horatio Phillips
1908: Multiplanador Roshon
1908: Multiplanador Marquis d’Equevilly
1909: Tiltrotor Dufaux
Um século antes do Osprey se tornar realidade, aeronautas franceses já brincavam com a ideia de um design de motor basculante.
1910: Multiplanador Smith
1910: Multiplanador Jacobs
1910: Multiplanador Zerbe
No Encontro Aéreo Dominguez, na California, em 1910, “o Professor J. A. Zerbe trouxe esse curioso multiplanador e tentou fazê-lo decolar. Quando ele avançada pelo campo sob aplausos da multidão, uma roda da frente passou p0r um buraco e foi destruída, jogando a máquina para um lado e danificando uma asa…” e no fim teve que ser removido do campo por um balão de ar quente. [Arkansas Encyclopedia]
1911: Multiplanador Gibson
1914: Multiplanador Howard Huntington
Essa monstruosidade cheia de asas foi construída no Queens, Nova Iorque, entre 1912 e 1913. Seu design foi posteriormente adaptado para um com apenas uma asa, conhecido como Molusco Huntington.
1919: Zerbe Air Sedan
1920: Multiplanador Johns
1921: Hidroavião Caproni Ca.60
Este protótipo de nove asas e capacidade para 100 passageiros deveria inaugurar uma nova era nos voos transatlânticos. Durante o seu voo inaugural, o avião subiu cerca de 18 metros por cima do Lago Maggiore, na Itálica, antes de cair na água e quebrar.
1923: Cicloavião Gerhardt com tração humana
O primeiro avião movido a tração humana. E, felizmente, o último.